ARLA/CLUSTER: Dipolo???

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Sexta-Feira, 2 de Novembro de 2007 - 17:45:57 WET


Caros colegas, se me permitem uma sugestão.
 
Há ai uns programas de antenas muito giros.
 
são so chamados  NEC's
 
uns são a pagar outros gratuitos, basta o colega perder uma horas a aprender a lidar com o programa, inserir todos os dados relativos á sua situação:( antena, tipo de fio, altura,terra, radiais, etc.) e logo as palavras do CT4RK (que estão correctas) vão aparecer em forma de desenho.
 
são os plots de radiação, os colegas vão então entender perfeitamente o comportamento de qualquer antena, ganho, impedancia, lobulos, etc.
 
estes programas vieram simplificar o que antigamente levava dias, para ajustar o rendimento maximo de uma antena.
já não é preciso nenhum alicate e muito e cordão para se optimizar um arame ( tentativa erro)
 
a optimização em computador permite que, se "Veja" o comportamento de uma antena, antes de a fazermos.
e até permite escolher a melhor opção para o nosso caso.
Antenna NEC
basta procurar na net, mas o EZnec vai em primeiro no campeonato.
 
73's CT1FFU


Date: Fri, 2 Nov 2007 14:30:12 +0000From: radiofarol  gmail.comTo: cluster  radio-amador.netSubject: Re: ARLA/CLUSTER: Dipolo???
Caro colega Gomes
Ao aumentar o comprimento do fio, e se o alimentar de modo a que a fase de RF corresponda ao máximo de tensão na ponta do fio, a resistencia de radiação, que é o que importa para a antena efectivamente radiar, a unica coisa que vai conseguir é alterar os lóbulos de radiação, e assim dar caracteristicas à sua antena, de modo a que ela radie um pouco melhor numa determinada direcção, conferindo-lhe neste caso, um ligeiro ganho, nessa mesma direcção. Se esse fio tiver 2 ou mais comprimentos de onda, e o alimentar correctamente através do sintonizador, começa a ter maior direcionalidade no sentido do final do fio. Nesta caso, a antena passa a ter a designação de "long wire". Teóricamente, quanto mais longo for o fio em termos de comprimentos de onda, maior será a direcionalidade da antena long wire no sentido do fim do fio. 
Convem salientar, que o ganho em dBds (ganho sobre o dipolo) em onda curta é muito relativo e dificil de obter, devido às dimensões dos sistemas irradiantes, e que para se obter uns miseros 5 ou 6 dBs são precisas antenas de dimensões consideráveis, não no comprimento do elemento radiante, mas pela adição de elementos parasitas, como é o caso das YAGIS. O ganho de qualquer antena, seja vertical ou horizontal, é sempre obtido à custa da redução de potencia irradiada numa outra qualquer direcção.Assim, por exemplo, numa antena yagi de onda curta, os modestos 5 ou 6 dBs que apresenta de ganho frontal (note que é apenas na direcção frontal) é obtido pela redução da irradiação para trás e para os lados. No caso das antenas verticais, o ganho que se obtem, muito modesto em ondas curtas, é obtido pelo abaixamento da radiação vertical (angulo de fogo) o que pode ser um inconveniente para comunicações a media/curta distancia. Deste modo, uma antena vertical de onda curta, se apresentar algum ganho por abaixamento do angulo de fogo, não é apropriada para comunicações em NVIS, que é o tipo de comunicações que nos permitem comunicar em 40m dentro de Portugal, fazendo com que a efectividade destas antenas seja apenas util em frequencias mais altas. 
Por vezes, escuta-se em QSOs em onda curta colegas a compararem antenas, sem sequer dizerem em que orientação as teem e não é raro dizerem que "esta long wire" tem mais  15 dBs de ganho do que o dipolo!!!... Ora como expliquei, isso é ridiculo e impossivel. O que acontece na realidade é uma questão de uma estar de tal maneira orientada, que a estação receptora pode estar dentro dum nulo, e neste caso, o dipolo pode facilmente apresentar um ganho negativo de muitos dBs, por exemplo, não é raro um ganho negativo ( ou atenuação como queira!) de -15 ou -20 dBs. Depois mudam de antena, que esta´colocada normalmente noutra direcção, e até outra altura, e o lobulo de radiação é completamente diferente, podendo até ser favorável, e daí essa diferença. Porque o colega já viu que para se obter um ganho de 15dBds é preciso ter uma yagi tipo "faca" e com uns...30 elementos. 30 elementos para 40m é obra!!!! 
Mas para finalizar, e por muito que se estude sobre antenas, nunca se vai entender muito bem o que por vezes acontece, isso apesar dos modernos modelos matemáticos que nos dizem "quase" tudo sobre antenas. Na minha opinião, a experimentação, é a melhor maneira de atingir um objectivo. 
 
73 de CT4RK
 
 
 
Em 02/11/07, Gomes <ct1hix  sapo.pt> escreveu: 


Boas
Bem me parecia que era bom demais ter um fio com 1/2 onda, alimenta-lo por um extremo e ter o comportamento  do dipolo apesar da impedancia no extremo ser muito alta como li em algum lado. 
A minha antena para os 160 metros, neste momento tem uma configuração aproximada á que descreveu como sendo Marconi. Será que terei alguma vantagem em aumentar o comprimento dela para 1/2 onda? 
Estou a utilizar um L network para ajustar as impedancias.
 
 
73 CT1HIX Gomes
 


----- Original Message ----- 
From: Carlos Mourato 
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA 
Sent: Friday, November 02, 2007 12:31 PM
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Dipolo???
 
Caro colega
Se a resposta de CT3FQ é sim, a minha é não! eheheheh!....É so pra brincar um pouco.  Presume-se que um dipolo é composto por dois monopolos de iguais dimensões, logo, se alterar esta configuração deixa de ser um dipolo e passa a ser outro tipo de radiador. 
A alimentação de um monopolo, vulgarmente chamado "fio",, pode ser feita de muitas formas, dependendo do tamanho do fio, em relação com a frequencia que lhe é aplicada. Desta forma, a impedancia no ponto de alimentação desse fio é muito variável e daí a necessidade ou não de utilizar algum sistema de adaptar as impedancias para uma dada frequencia. Assim, se esticar um fio com 1/4 de onda, (por exemplo 9,6m para os 40m), e se o alimentar junto ao solo com um cabo coaxial de 50ohms, em que a malha, neste ponto de alimentação é ligada à terra, (uma boa terra) teremos aquilo a que o colega chama de "dipolo alimentado a um extremo" e não deverá ter muita relação de onda estacionária. Este tipo de antena com um fio de 1/4 de onda chama-se antena MARCONI. Por exemplo, a chamada antena WINDOW Não mais é do que um dipolo, ao qual se deslocou o ponto de alimentação, para que a relação de fase ao longo da antena, seja perto do correcto nas bandas de amador. Esta deslocação do ponto de antena, faz com que a impedancia da mesma suba aos 200 ohms na frequencia de ressonancia, obrigando ao uso de um transformador de 4:1. A este tipo de antena, por vezes, a nivel profissional chama-se antena "off center". 
O uso dos chamados "baluns magnéticos" permite, derivado à elevada relação de transformação, que pode chegar a 16:1. a variação de impedancia no fio, em relação à frequencia, se reflicta no emissor muito menor valor. Por exemplo, e tomando um "balun magnético" de relação 16:1 ligada um "arame" que apresente nos 40m uma impedancia de 800 ohms,  ( completamente fora de ressonancia) aparece no emissor como se tivesse 50 ohms. Agora, se devido à mudança de frequencia,  a impedancia variar de 800 para mais ou menos 160 ohms, no emissor só varia de 50 para 40 ou de 50 para 60, o que em termos de estacionarias é despresivel. 
Quero no entanto deixar aqui o alerta, que apesar de funcionar satisfatóriamente, o uso de equipamentos como é o caso dos chamados baluns magnéticos, que se deviam chamar transformadores de impedancia, que adaptem as impedancias mais não ajustem a fase de alimentação da antena, tem pelas leis da fisica muita perda. Assim um sintonisador de antena, com bobines e condensadores, é preferível, aos "milagrosos" "baluns magnéticos", devido a que normalmente ajustam a fase de RF. Mas dizem-me agora!...Ah mas eu tenho um e funciona que é uma maravilha e dão-me sinais de S9+20...Pois claro!...Com boa propagação até uma broca de 6mm sintonizada com um circuito PI/L ou T, chega a todo o lado, e alem disso, se se perder no balun 50% da potencia, isso apenas representa 3dBs o que em sinais de S9+20 significa passar para S9+17!!! 
 
73 de CT4RK 
Em 01/11/07, ct3fq <ct3fq  ct3team.com> escreveu: 
Sim.Veja em http://www.g3ycc.karoo.net/endfed.htm73Gomes wrote:> Boas> Posso alimentar um dipolo por um extremo?> Se a resposta for positiva, de que forma?>>> 73 CT1HIX Gomes >>>>------------------------------------------------------------------------ >>_______________________________________________>CLUSTER mailing list> CLUSTER  radio-amador.net> http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster >>_______________________________________________CLUSTER mailing listCLUSTER  radio-amador.net http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster-- Best 73 from:regards from:CT4RKCarlos MouratoSines Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta. Proteja o ambiente----------------------------------------------------------- Este e-mail destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; RelatórioA5-0270/2001 do Parlamento Europeu). 



_______________________________________________CLUSTER mailing listCLUSTER  radio-amador.net http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster

_______________________________________________CLUSTER mailing listCLUSTER  radio-amador.net http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster-- Best 73 from:regards from:CT4RKCarlos MouratoSines Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta. Proteja o ambiente----------------------------------------------------------- Este e-mail destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM.Se não desejar receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o enviode mensagens (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; RelatórioA5-0270/2001 do Parlamento Europeu). 
_________________________________________________________________
Encontre o que procura com mais eficiência! Instale já a Barra de Ferramentas com Windows Desktop Search GRÁTIS!
http://desktop.msn.com.br/
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20071102/38d40c9c/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER