ARLA/CLUSTER: Dipolo???

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 2 de Novembro de 2007 - 14:30:12 WET

Caro colega Gomes
Ao aumentar o comprimento do fio, e se o alimentar de modo a que a fase de
RF corresponda ao máximo de tensão na ponta do fio, a resistencia de
radiação, que é o que importa para a antena efectivamente radiar, a unica
coisa que vai conseguir é alterar os lóbulos de radiação, e assim dar
caracteristicas à sua antena, de modo a que ela radie um pouco melhor numa
determinada direcção, conferindo-lhe neste caso, um ligeiro ganho, nessa
mesma direcção. Se esse fio tiver 2 ou mais comprimentos de onda, e o
alimentar correctamente através do sintonizador, começa a ter maior
direcionalidade no sentido do final do fio. Nesta caso, a antena passa a ter
a designação de "long wire". Teóricamente, quanto mais longo for o fio em
termos de comprimentos de onda, maior será a direcionalidade da antena long
wire no sentido do fim do fio.
Convem salientar, que o ganho em dBds (ganho sobre o dipolo) em onda curta é
muito relativo e dificil de obter, devido às dimensões dos sistemas
irradiantes, e que para se obter uns miseros 5 ou 6 dBs são precisas antenas
de dimensões consideráveis, não no comprimento do elemento radiante, mas
pela adição de elementos parasitas, como é o caso das YAGIS. O ganho de
qualquer antena, seja vertical ou horizontal, é sempre obtido à custa da
redução de potencia irradiada numa outra qualquer direcção.Assim, por
exemplo, numa antena yagi de onda curta, os modestos 5 ou 6 dBs que
apresenta de ganho frontal (note que é apenas na direcção frontal) é obtido
pela redução da irradiação para trás e para os lados. No caso das antenas
verticais, o ganho que se obtem, muito modesto em ondas curtas, é obtido
pelo abaixamento da radiação vertical (angulo de fogo) o que pode ser um
inconveniente para comunicações a media/curta distancia. Deste modo, uma
antena vertical de onda curta, se apresentar algum ganho por abaixamento do
angulo de fogo, não é apropriada para comunicações em NVIS, que é o tipo de
comunicações que nos permitem comunicar em 40m dentro de Portugal, fazendo
com que a efectividade destas antenas seja apenas util em frequencias mais
altas.
Por vezes, escuta-se em QSOs em onda curta colegas a compararem antenas, sem
sequer dizerem em que orientação as teem e não é raro dizerem que "esta long
wire" tem mais  15 dBs de ganho do que o dipolo!!!... Ora como expliquei,
isso é ridiculo e impossivel. O que acontece na realidade é uma questão de
uma estar de tal maneira orientada, que a estação receptora pode estar
dentro dum nulo, e neste caso, o dipolo pode facilmente apresentar um ganho
negativo de muitos dBs, por exemplo, não é raro um ganho negativo ( ou
atenuação como queira!) de -15 ou -20 dBs. Depois mudam de antena, que
esta´colocada normalmente noutra direcção, e até outra altura, e o lobulo de
radiação é completamente diferente, podendo até ser favorável, e daí essa
diferença. Porque o colega já viu que para se obter um ganho de 15dBds é
preciso ter uma yagi tipo "faca" e com uns...30 elementos. 30 elementos para
40m é obra!!!!
Mas para finalizar, e por muito que se estude sobre antenas, nunca se vai
entender muito bem o que por vezes acontece, isso apesar dos modernos
modelos matemáticos que nos dizem "quase" tudo sobre antenas. Na minha
opinião, a experimentação, é a melhor maneira de atingir um objectivo.

73 de CT4RK