Re: ARLA/CLUSTER: Em 100 dos mais importantes radioamadores mundiais na história, poucos são ou eram, os técnicos da área.

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt
Sexta-Feira, 2 de Novembro de 2007 - 07:57:12 WET

Estimado colega e particular amigo de CR6, Manuel Porto Norberto, CT1UW,

Tenho bem presente na minha memória, esses tempos que referes, bem como de todas essas pessoas, foi assim que me motivei, e decidi que afinal a minha vocação não era medicina, como eu julgava, mas outra coisa diferente.
Foi isso que fiz, mudei, e sinceramente, fui muito feliz na minha carreira profissional durante 42 anos, e isso devo-o em parte a esse modelo de Radioamadorismo.

Estou plenamente convicto que isso aconteceu com muitos outros jovens da minha e da tua geração, recordo alguns, tais como CT1PT, CT1ZX, CT1QP, CT1ZK, CT1ZO, CT1WO sendo que, alguns deles, como sabes, são hoje a nata da investigação científica, e outros professores universitários e industriais.

Mas os tempos eram outros, e hoje tudo se confunde, as coisas não se conquistam mais, nem o saber, compram-se feitas, logo, os resultados estão à vista. Somos um povo e uma nação pobre e sem condições de sustentabilidade económica e social.

Vê bem que até a Escola Electromecânica de Paço de Arcos foi extinta. Um escola que formou dezenas de milhares de técnicos de electrónica e telecomunicações. Agora é um Centro Electrónico Militar.

Há quem defenda este modelo de consumo. Mas para tanto, terão outros de o fazer por nós, que nos tornámos meros consumidores, e prestadores de serviços, fora das áreas do conhecimento, mais da hotelaria e restauração, por exemplo.

O Mário Portugal, CT1DT, está bem felizmente, é uma das pessoas com quem tenho eu, o privilégio de conversar quase todos os dias, não através da rádio, como se fazia antigamente, mas por outros meios (físicos de transmissão).

Recordo muitas vezes o CT1SE, CT1KQ, CT1ST, e muitos outros, tais como CR6CH e CT1MC, mas muito em especial, o Jorge Lígio, CT1KQ, foi naquele tempo, pela sua idade avançada, quem mais me suscitou o gosto pelas muito altas frequências, um veterano dos tempos muito antigos, aquilo era a excelência do Radioamadorismo, como pessoa e como técnico e investigador. São essas as minhas referências, não tenho outras. Entendo que esses são os valores a defender, e disso não posso abdicar. Seria atraiçoar a memória universal do próprio Radioamadorismo, a quem a humanidade e a industria tanto devem.

Não admira que psicólogos amadores de Rádio (nos EUA) tivessem estudado e trabalhado, seguramente que com muito afinco, para terem hoje editadas diversas obras acerca das antenas e da propagação, não foi a fazer (apenas) diplomas e troféus que conseguiram alcançar tais níveis de conhecimentos, só o conseguiram através do trabalho dedicado, do estudo e da investigação.

É essa a dicotomia do problema cultural que nos separa destas novas gerações, felizmente que não são todos assim. É um dever, dos que possuem mais experiência, suscitar da gravidade do problema e evitar a destruição do Radioamadorismo.

O verdadeiro Amador da Rádio, esse nunca deixará de existir, estamos no início da descoberta das ciências radioeléctricas.

Isso prova que não é preciso ser-se engenheiro nem técnico, para se poder saber e conhecer, ganhando competências através do trabalho e do estudo, são opções. Agora para se ser burro, isso é sem esforço, basta não querer saber nem sequer fazer nada.

A verdadeira riqueza do Radioamadorismo e essa, porque permite o acesso de todos, e sem restrições, a uma coisa que se chama conhecimento, para tanto é preciso apenas estudar e trabalhar, neste domínio temático. Para se falar e comunicar apenas, existem as telecomunicações, que para tanto bastam.

Olha quantos médicos e padres, nós vimos a fazerem os seus próprios emissores de rádio?

Com muito apreço,

Mariano, CT1XI (ex.CR6XI)