ARLA/CLUSTER: Outra vez o Echolink?

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Terça-Feira, 15 de Maio de 2007 - 17:04:58 WEST

Olá!

O estado actual da situação é reflexo do excesso de burocracia de que
o nosso pais padece.
Na maioria dos paises, (menos burocraticos), as "emendas", alterações,
actualizações, etc, são feitas à medida da evolução tecnológica, e
apenas as alterações mais profundas são efectuadas a intervalos mais
largos.
Senão vejamos os recentes casos dos EUA, França, Reino Unido e mesmo
Espanha, que reviram e alteraram profundamente as legislações
nacionais há pouco tempo, mas que entre esta última revisão e a
anterior foram sendo introduzidas algumas actualizações nomeadamente
aos modos, frequências, etc.
No caso português, e de acordo com quem na altura esteve envolvido no
processo, "bastava a assinatura de um qualquer Secretário de Estado",
para que os erros produzidos nas actual legislação fossem
corrigidos... passaram 11 anos e a assinatura não aparece, os erros
continuam a ser forma de lei, e a desactualização da realidade
tecnológica e operacional agrava-se de dia para dia.
Ainda no caso nacional reparemos que, ao contrário de por exemplo os
EUA ou a França, onde a comunidade de Amadores é auto-regulada, cá
verificamos que existe uma permanente concorrência não salutar entre
as diferentes Associações. Como exemplo desta situação apresento o
caso dos repetidores, em que se verificou um "assalto" aos pedidos de
licenciamento, muitos dos quais nunca passaram disso mesmo, e onde
houve (há) o principio da inveja que se traduz da seguinte forma:
"se a associação A tem 2 repetidores, a minha associação B tem que ter
3, e se eles tem X watts PAR eu tenho que ter X+25".

Por estas e outras situações, e tendo em consideração o facto de ainda
não nos termos esquecido de que vivemos num regime totalitário durante
quase 50 anos, é que precisamos de que nos digam o que podemos fazer.
É provável que só quando deixarmos de ser "fundamentalistas"
relativamente a determinadas áreas do nosso hobby, é que poderemos
usufruir de regalias que (já) outros consideram básicas e elementares.