ARLA/CLUSTER: Echolink para Amadores de Radio comdeficienciasvisuais. Programa ElseeMore de Tony Wakefield-VK3ZTR.

Francisco Costa, CT1EAT listas_ct1eat sapo.pt

Caros colegas

O assunto dos "echolinks" começa a parecer o dos "exames de morse".
O primeiro sofre de "dores de crescimento" e tem problemas de afirmação.
O segundo não quer morrer, e todos os argumentos são bons para o defender.
Certamente que, em ambos os casos, há prós e contras. A possível solução
para o problema está em ponderar os factores, e saber qual é a tendência.

Quanto à banda que deve ser usada, parece haver um amplo consenso: UHF.
Eu, naturalmente, também estou de acordo.

Quanto ao interesse/utilidade da "modalidade", parece haver muitas reservas.
Eu também as tenho, e por isso mesmo não me manifestei antes sobre o
assunto.
No entanto, após ler os "n" emails sobre este assunto, e alguns artigos
sobre o
tema, identifiquei 3 situações (não necessariamente em Portugal) em que se
justifica o uso do "echolink".
1. Um OM muda de QTH, e a nova casa está numa zona em que é proibido
montar antenas exteriores, ou o seu uso é fortemente limitado.
2. Um OM, em razão da idade, passa a residir num lar de idosos (ou na casa
dos filhos, etc.) e apesar de não poder instalar uma estação de amador,
gostaria de continuar a ter contacto com "os rapazes do seu tempo".
3. Uma associação quer fazer um QSO com a ARISS, mas por motivos vários,
não o pode fazer via rádio.

Talvez existam mais casos, mas eu apenas consegui identificar estes.
Para todos eles o "echolink" é a única solução, a daí eu os aceitar.
No entanto, no mais puro sentido da palavra, não se trata de
radioamadorismo.
É antes um sucedâneo, que a meu ver deve ser tolerado, mas não estimulado.
Por esse motivo, as frequências deveriam ser fora do alcance dos CT5.
De contrário nunca irão sentir necessidade de mudar de categoria e
operar em HF pois, como já ouvi dizer, podem falar para a Austrália
com um "walkie-talkie"...
Quanto aos demais, fica ao juizo de cada um usar ou não usar.
Eu não uso. Parafraseando um slogan dos anos oitenta,
"Echolinks? Não, obrigado."

73 F.Costa, CT1EAT
www.qsl.net/ct1eat