ARLA/CLUSTER: Fwd: PARA QUEM ANDA DESCUIDADO COM SEU CABO COAXIAL

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 12 de Julho de 2007 - 21:15:13 WEST

Esta matéria já eu debati dezenas de vezes!...Até 20m ainda vai que não vai
usar RG213 em 2m, mas daí para cima no minimo dos minimos CO22 ou AIRCOM
PLUS. Se subir-mos na frequencia esqueçam de vez os RGs!...Meia polegada é o
minimo aceitável..e com polietileno expandido no dieléctrico senão está tudo
estragado de novo. Heliax, de 1/2" ou ECOFLEX 15 satisfáz até 1300 MHz se
não for mais de 20m de baixada. Se for mais do que isso, quem tiver a sorte
de poder colocar "mangueira" de 7/8" então está no caminho certo. Outra
coisa a ter em atenção são os ligadores coaxiais. Aqui existem muitas fichas
e tomadas coaxiais com isolammento a plástico ranhoso, branquinho a imitar o
melhor dos tefllons. Atenção que o teflon não se derrete com temperaturas
abaixo de 800 graus e esse plastico branquinho é uma desgraça..É só encostar
o ferro de soldar!!  Não usem fichas "made in uma tasca qualquer", que na
maioria das vezes são feitas de ferro cromado, e nem a solda agarra!...
Essas fichas, muita à venda em Portugal são de uma qualidade deplorável!
Não acreditem em bom material por pouco dinheiro. As fichas e tomadas
coaxiais de qualidade são caras e normalmente são feitas de latão prateado.
Uma boa ficha N custa no minimo 10 euros, e uma PL nunca menos de 5 euros.
Marcas como a Amphenol, a Suhner, Andrew, Marconi, Ecoflex, não deixam cair
os seus créditos e são material de primeira qualidade. O resto são imitações
baratas e ranhosas.
Quanto ao RG58 nem vou falar dele!...Só para pequenos chicotes e em
frequencias abaixo de 30MHz.
Já aqui disse muita vez e volto a repetir!!!..Se quiserem gastar 1000
euricos numa estação de amador, gastem 200 no rádio e 800 no cabo e antenas.
Como já foi dito, aqui e eu volto a repetir  e apenas como exemplo, para
fazer as contas de cabeça, 3 dBs quer dizer reduzir a potencia a metade e 10
dBs quer dizer reduzir a potencia à decima parte. 10 watts num cabo com 3
dBs de perda chegam ao outro lado 5 watts, se forem 10 dbs do outro lado
chegam 1 watt!..resumindo: A cada 3 dBs dividam a potencia por 2 e vão ver
como é facil perder todos os watts do emissor!!!...Ahhh e não se esqueçam
que esses dBs de perda, tambem são para a recepção!!!

73 de CT4RK

http://www.therfc.com/attenrat.htm