ARLA/CLUSTER: Mereçe publicação no nosso Boletim Informativo.....

Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2007 - 14:00:43 WET

Primoroso Grande Carlos Mourato; Mereçe publicação no nosso Boletim Informativo.

João Costa
CT1FBF

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net]On Behalf Of Carlos Mourato
Sent: quinta-feira, 11 de Janeiro de 2007 12:13
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Sobre a nova legislação

Carissimos colegas
Depois de ler todas as vossas mensagens, remeto a minha opinião para o
anterior mail que mandei sobre este assunto. Na realidade o que eu escrevi
parece uma compilação do que acabaram de escrever. Assim, concordo com quase
tudo o que foi dito por todos. Felizmente parece que estamos a dar alguns
timidos passos no sentido do espirito de responsabilidade que nos cabe como
amadores de radio, e principalmente como seres sociaveis e coerentes. Tambem
eu , como o Mariano, nunca fui CB, mas nem por isso deixo de referenciar que
de lá vieram bastantes colegas que hoje são amadores de radio com uma mais
valia muito superior a alguns que ja andam nas bandas de amador à muitos e
muitos anos e que tambem nunca foram CBs. Como muito bem diz o CT1XI e tal
como eu afirmei no meu anterior mail, não são as frequencias que são boas ou
más, mas sim os utilizadores das mesmas. Cada frequencia tem a sua
utilidade, os seus misterios e encantos! Cabe a cada um de nós, decidir se
se interessa em descubrir, mais alem dos horizontes que se lhe deparam!
Assim, temos que muitos operadores vieram para as bandas de amador, não para
olharem mais alem, e evoluirem nos seus conhecimentos, mas sim porque "dava
jeito" o VHF e os repetidores para falarem. Quanto a esses colegas nada a
fazer!!!...Vão continuar a serem limitados nos seus conhecimentos porque não
teem qualquer interesse pelo radioamadorismo, alem dos "dois dedos de
conversa" de todos os dias.  Infelizmente, umas quantas actualizações e
"mexidas" nas classes de amador, que na minha opinião foram uma autentica
nódoa negra na actuação do ICP-ANACOM, fez com que alguns operadores, possam
estar hoje na classe "A" sem saberem nada de nada sobre a tecnica
radioelectrica e (ou) de radiocomunicações. Quero dizer de novo que não sou
a favor de classes elitistas, mas sou muito menos a favor de um só "cesto"
para todos os ovos. Como foi dito, deverá existir alguma meta sempre mais à
frente que se possa atingir. Isso é motivador da evolução. Quem quer chegar
ao topo deve  faze-lo evoluindo!...Sabemos que existem muitos operadores em
Portugal, principalmente na classe "B", que estão à espera sentados, que a
ANACOM os passe para a classe "A" sem fazerem nada. Felizmente existem
muitas excepções, e o que acabo de dizer não é a regra. No entanto vejam
quantos exames foram feitos em 2006 para a classe "B" e quantos foram feitos
para a classe "A". Ja sei que me vão dizer....É o "maldito CW"...pois é! eu
tambem concordo que devia se facultativo, mas quando eu entrei para estas
lides, o CW era para passar da classe "D" para a "C"...Ou se fazia CW ou nem
se podia operar em ondas curtas!...Só 144MHz ! E nessa altura em 2m existiam
23 amadores operativos esporadicamente em Portugal. ( Lembra-se
Mariano?...Do CT1GZ de Castelo Branco?...O Magno..um dos pioneiros do VHF em
PT?...Do CT1MX, do CT1VL, do Santareno CT1LH? ...Ja se escutava tambem o
CT1DL, e mais um punhado de experimentadores a que me juntei em 1980 ), Que
dizer de todo o QRM que fazem à volta do assunto dos classes "B" e classes
"B" com morse?, Só por não poderem operar em 20m em fonia? Tambem não
concordo, assim como acho uma "palhçada a Classe "B" e "B" com morse...É que
a maioria dos detentores de licença de "B" com morse não sabe uma unica
letra de CW!!!...Os que sabem CW na sua maioria estão na classe "A"!
Vamos sim adaptar a nossa legislação à realidade do seculo XXI!...Concordo
plenamente com isso, Vamos acabar com o CW, que não tem justificação servir
como prova eliminatória, mas vamos preservar o bom senso e não vamos pelos
caminhos do facilitismo porque isso dá mau resultado. Os exames deviam
voltar a ser escritos e não simples boletins de "totolotos", porque isso
contribuia para um conhecimento do caracter do examinado que podia expor a
suas ideias por palavras diferentes das respostas "pre´-fabricadas". Em
ultima análise, um dos maiores problemas do radioamadorismo em si, e em
muitas mais coisas do nosso dia a dia, e  nos dias de hoje, não é mais do
que o défice de caracter humano, de educação e de sentimento social que
muitos operadores apresentam. Claro que não estou a chamar nomes a ninguem,
e sei que isso é fruto de uma sociedade que cada vez mais induz egoismo,
individualismo, e hipocresia nos seus elementos, É fruto de uma
descaractrização do ser humano em pról de uma sociedade fechada, de seres
cinzentos e que mais nada fazem que olhar para o próprio umbigo. Acredito
que com boa vontade e união, os verdadeiros amadores de radio possam fazer
valer os seus ligitimos anseios.

73 de CT4RK