ARLA/CLUSTER: radioamadorismo sem futuro

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt

Caro Salomão,

1 - (...) mas sim a inutilidade de muitas das existentes (...)

Penso que o aspecto da utilidade é relativo, todas são importantes, existe
um limite para tudo, em termos de quantidade, mas isso as circunstancias e a
ecologia ajustam naturalmente.
Contudo o principal aspecto é que cada associação, tenha capacidade e
vontade de produzir obra de interesse e utilidade, quer para os seus
associados (é para isso que eles a fundaram) e na mesma forma deverá servir
os aspectos públicos, a menos que, seja um clube privado de rádios-amadores,
virada sobre si mesma, sem vocação nem interesse nas causas de interesse
público, tem esse direito. Mas neste contexto, não pode contar com apoios
públicos.

Existem casos em que de facto foram constituídas associações, apenas para se
poderem licenciar repetidores.
Houve casos de repetidores que foram e estão licenciados em nome de
associações, mas são propriedade privada, instalados em casas privadas onde
nem a associação tinha acesso a eles. Recordo-me de casos desses passados na
REP por exemplo (quando fui presidente dessa associação, mas foram situações
que liminarmente dei cobro, e acabei com elas, mas logo vieram outros atrás
de regrediram na acção, e tudo continuou e está na mesma).

2 - (...) Defendo os direitos, liberdades e garantias e concordo com o
principio do livre associativismo, não concordo é com a não aplicação da
Lei.(...)

Estou inteiramente do seu lado, e já expliquei o meu ponto de vista.
O estado pode por cobro a essa situação, fiscalizando as associações tal
como se faz no movimento ambientalista, é simples. O Estado dá, mas o Estado
exige.
Por exemplo, o ministério do Interior (ANACOM) pode muito bem organizar um
Registo Nacional de Associações de Radioamadorismo (para amadores de rádio e
radioamadores) promovendo o voluntariado, o serviço público, a defesa e
protecção civil, a educação e a promoção da ciência e tecnologia.

3 - (...) Crianças e jovens! Completamente de acordo, o que me leva mais uma
vez a franzir o sobrolho à questão "X anos de espera". (...)

Podem existir soluções intermédias, talvez seja muito tempo dois anos,
sobretudo para uma criança ou jovem. Mas a rebaldaria que decorreu nestes
últimos 245 anos, tem de ter um fim, de que forma, experimentado, talvez
assim se consiga, ou então seguindo um modelo comprovado, tipo EUA ou outros
mais elaborados e comprovados.

Olhe na Espanha, é um descalabro. Eu em Dezembro estive a fazer um trabalho
em Málaga durante duas semanas, no Advanced Technology for Wireless, situado
no Parque Tecnológico de Anadaluzia, e confesso que dos EA7 que por lá
escutava na rádio (144 MHz) confesso que nunca lhes escutei a dar o
indicativo de chamada, durante horas e horas de QSO.

Salomão um abraço amigo, e esperança no futuro e nas pessoas.

Mariano