Re: ARLA/CLUSTER: Afinal o que é que se passa ?

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt
Quinta-Feira, 8 de Fevereiro de 2007 - 08:57:42 WET

Miguel,

Acerca do seu comentário:´

Não passa nada!
Isto é o resultado de 30 anos de passagens administrativas e dos maus exames
para o Serviço de Amador.

(...) Meus amigos, por muito que nos irrite estar constantemente a usar o
indicativo no início e no fim de cada transmissão, não há nada a fazer... é
a Lei nacional e o costume internacional.(...)

Não é por ser de Lei, são as mais elementares regras dos Operadores das
Radiocomunicações.

Nenhum navio, aeronave, nave espacial, inicia ou termina uma comunicação
através da Rádio, sem se identificar, e mais, dar a chamada «contra-ordem»
de confirmação das instruções, isso até o homem do leme faz, para se
certificar do rumo da agulha.

O mal, é que já existem muito poucos Operadores Amadores de Rádio, e que
saibam fazer radiocomunicações.
Existem é faladores ao rádio e ao microfone, o que é absolutamente
diferente. Isso faz-se com o GSM.

Ainda recentemente, vi isso em Málaga onde estive duas semanas, e os
radioamadores locais, nunca se identificavam.
É pantomina «ibérica».

73, Mariano, CT1XI