ARLA/CLUSTER: Antena, Alguem sabe algo de novo.

Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2007 - 17:57:37 WET

Caro Manuel Jesus (CT1AXZ),

Ainda me dei ao trabalho de ler o "paper" de apresentação da antena do Sr. Eng. Rob Vincent (K1DFT) e quanto mais lia mais tinha a impressão de um "deja vu", aquilo se não é um "copy paste" da EH, anda lá muito perto.

Conclusão, desde 2004 ninguem sabe nem de um, nem de outro.

Um Abraço e bom Fim-de-Semana.

João Costa
CT1FBF

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of João Gonçalves Costa
Sent: sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007 14:41
To: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Antena revolucionária, Alguem sabe algo de novo..?

Prezado Colega Manuel Jesus (CT1AXZ),

Quanto a esta pseudo-revolucinária antena estou bastante céptico, e como poderá ver mais abaixo, não sou o único. Desde a famosa e "revolucinária " EH que o pessoal está como São Tomé "Ver para quer"; o fundamental problema é que o rendimento efectivo de uma antena é coisa que não se vê a olho nu, porque se assim fosse, existiriam por ai grandes desilusões.

Alias, vem a "talho de foice" algo que eu nunca pensei que também no mundo dos radioamadores, como no CB, desse resultado.

Isto é, antenas que não são mais que "carga fictícias" ligadas a um arame, e em que os feliz proprietários de tal coisa dizem maravilhas, pois imagina-se, até a relação de ondas estacionárias é espectacular pois entre 3 e 30 MHz o ponteiro não mexe.

Não basta fazer grandes "encenações para jornalista ver" á que demonstrar cientificamente a coisa, e quanto a isso o Sr. Eng. Rob Vincent (K1DFT) remeteu-se ao silencio, como escreve o Dr. Barry Johnson (W4WB) " As it once was said in those famous TV commercials years ago ... "Where's the beef?"