=?iso-8859-1?Q?RE:_ARLA/CLUSTER:_Antena_revolucion=E1ria, _Alguem_sabe_alg?= o de novo..?
João Gonçalves Costa
joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2007 - 14:40:53 WET
Prezado Colega Manuel Jesus (CT1AXZ),
Quanto a esta pseudo-revolucinária antena estou bastante céptico, e como poderá ver mais abaixo, não sou o único. Desde a famosa e "revolucinária " EH que o pessoal está como São Tomé "Ver para quer"; o fundamental problema é que o rendimento efectivo de uma antena é coisa que não se vê a olho nu, porque se assim fosse, existiriam por ai grandes desilusões.
Alias, vem a "talho de foice" algo que eu nunca pensei que também no mundo dos radioamadores, como no CB, desse resultado.
Isto é, antenas que não são mais que "carga fictícias" ligadas a um arame, e em que os feliz proprietários de tal coisa dizem maravilhas, pois imagina-se, até a relação de ondas estacionárias é espectacular pois entre 3 e 30 MHz o ponteiro não mexe.
Não basta fazer grandes "encenações para jornalista ver" á que demonstrar cientificamente a coisa, e quanto a isso o Sr. Eng. Rob Vincent (K1DFT) remeteu-se ao silencio, como escreve o Dr. Barry Johnson (W4WB) " As it once was said in those famous TV commercials years ago ... "Where's the beef?"
Mais informações e comentários em: http://www.eham.net/articles/9101
_\\|//_
( o o )
------------------ooO-(_)-Ooo------------
73 de:
************************************
* CT1FBF / João Gonçalves Costa
* QRA-Locator : IM58kq
* CQ Zone: 14 / ITU Zone: 37
* E-mail and Adress, see in:
* www.qrz.com
* QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc
**************************************
From: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] On Behalf Of Manuel Jesus
Sent: quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007 22:14
To: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Subject: ARLA/CLUSTER: Antena, Alguem sabe algo de novo
Alguem sabe algo sobre esta antena???
Manuel Jesus
CT1AXZ
www.sitesmaisuteis.pt
Um engenheiro do Departamento de Física da Universidade Rhode Island, Estados Unidos, Rob Vincent, confirmou mais uma vez que a necessidade é a mãe da invenção. Rádio-amador desde criança, ele sempre sofreu com a impossibilidade de montar uma grande antena em sua casa.
"O Cálice Sagrado da tecnologia de antenas é a criação de uma pequena antena com alta eficiência e banda larga <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010115040630#> ," explica Vincent. "De acordo com a teoria atual, você tem que deixar de lado um dos três - tamanho, eficiência ou largura de banda - para obter os outros dois."
Após décadas de testes, combinados com uma experiência de 30 anos como engenheiro, Vicent inventou uma nova tecnologia de antenas que é revolucionária. Suas antenas monopolo de carga distribuída são pequenas, têm alta eficiência e mantêm uma largura de banda de boa a excelente. E têm múltiplas aplicações.
Com esta tecnologia, será possível pelo menos dobrar o alcance dos rádios utilizados pela polícia, bombeiros e pessoal de segurança. Outras aplicações possíveis são: antenas portáteis para uso militar, navios e até monitores de bebês. Até as RFID, etiquetas inteligentes que deverão substituir os códigos de barras de produtos, deverão ser beneficiadas.
"Ela pode até mesmo tornar o relógio de pulso do Dick Tracy, com todas as suas características, como acesso à Internet, uma possibilidade," afirma o inventor.
Os testes confirmaram que as antenas de Vincent têm entre um nono e um terço do tamanho das antenas comerciais de mesmo desempenho. Normalmente as antenas pequenas têm uma eficência entre 8 e 15 por cento. Mas as novas mini-antenas, criadas a partir de um programa de computador <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010115040630#> que simula seu comportamento, atingem entre 80 e 100 por cento de eficiência.
A Universidade requereu a patente da invenção e deverá licenciá-la para que as novas antenas possam chegar ao mercado.
Best regards.
Manuel Jesus
visite: www.sitesmaisuteis.pt <http://www.sitesmaisuteis.pt/>
Mais informações acerca da lista CLUSTER