ARLA/CLUSTER: Interferencias em 2m

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 27 de Agosto de 2007 - 15:33:57 WEST

Caros colegas
Como tinha escrito aqui no cluster, à cerca de 1 mes, que fortes
interferencias se faziam sentir nos 2m, na minha estação, e ao que eu
detectei e pude observar, tratava-se de um amplificador de TV a autoscilar,
nas vizinhanças do meu QTH. Como eu já não vou em conversas, visto que
qualquer risco que apareça numa TV, o amador é que paga, e como temos o
direito de proteção nessa banda, não tolero nem admito qualquer que seja o
QRM que prejudique as minhas comunicações. Assim, no dia 9 de Agosto Quinta
Feira, seguiu um email para info  anacom.pt denunciando tal situação. No dia
13 de Agosto, Segunda Feira pelas 10:00 da manhã chegaram a Sines 2
funcionarios da ANACOM com os meios necessários para resolverem a situação.
Depois de lhes ter dado algumas dicas e de lhes fazer ver os meus direitos,
e de os aconcelhar a não usarem o "tal" ALINCO, lá pegaram no analizador de
espectros e na antena direcional e lá partiram em busca do "dito" gerador de
QRM. Às 14:00 o assunto estava resolvido.
Este email serve para realçar a prontidão da ANACOM na solução do problema,
e para incentivar todos os colegas que detectem anomalias nas frequencias
com direito a protecção, que denunciem todas as situações, e não se deixem
andar a aturar tudo isso só porque pensam que não há nada a fazer.
Quantos mais emails a ANACOM receber melhor. Se lhes chovesse uns 2000 ou
3000 emails a denunciar os problemas de QRM da TVCABO, e se lhes fosse
exigido pelos amadores, a salvaguarda dos seus direitos, a situação já
estaria resolvida, nem que fosse preciso mandar a TVCABO dali para fora.
Infelizmente muitos se lastimam na frequencia, mas poucos reclamam dos seu
direitos junto da ANACOM.

73 CT4RK

--
Best 73 from: