ARLA/CLUSTER: Incidente na Frequência 145.200 FM

Roland Gomes ct2jhu gmail.com
Terça-Feira, 21 de Agosto de 2007 - 10:04:07 WEST

Estimados colegas desde a algum tempo que tenho vindo com alguma frequência
a chamas a Estação Espacial Internacional (ISS - NA1SS). Contudo ainda não
tive sucesso muito embora já a tenha escutado em cambio com outras estações,
este último quando no dia 4 de Agosto com os escuteiros Ingleses. Foi de tal
forma a emoção que me deixou os cabelos dos braços em pé. Colegas que
partilharam a recepção do QSO e quem não escutou passei a gravação que fiz
que modéstia a parte está de se lhe tirar o chapéu.

Bem mas vamos ao que se tem vindo a passar,  nas vezes que tenho chamado a
NA1SS, " sempre que o Orbitron me dá a informação que esta ao alcance" lá
estou eu a tentar, muito embora saiba que devido aos problemas que se
depararam com o Vaivém " uma placa de protecção que se soltou" tenha também
a noção que provavelmente estou a chamar em vão, contudo em quanto há vida
há esperança, até aqui tudo bem não fosse o Echo Link que está em
145.200FM, realmente não compreendo porque ali está, ainda pior não
compreendo quem
lá o activou, ou pior reconheço a ignorância de que lá o activou, reconheço
que certamente anda desactualizado, certamente é mais um daqueles "quero lá
saber, que se lixe" pois bem certamente que quem opera a estação já deve ter
escutado uma centena de vezes o estupor do Echo Link, o que fez com que
ficasse imune as chamadas que são feitas á NA1SS quando está em posição de
ser chamada. Certamente muitas coisas, certamente que não é digno de Rádio
Amador tamanho desrespeito. Pois quando estava a chamar a NA1SS eis que o
Echo Link começa a falar por cima da minha chamada, passo a 145.800 FM para
escutar, quando volto aos 145.200 FM, começou em QSO vindo não sei de onde
onde ainda tive oportunidade de ouvir " quem é este gajo que práqui veio com
conversa em inglês era inglês não era ..... (*sem comentários*)", que
remédio tive se não sobre modular o brilhante QSO, quando por fim desisti de
chamar (pois na terceira tentativa o QSO lá continuava e não fazia intenções
de terminar) parei para reflectir e pensar se valeu apenas estudar, fazer
exame, seguir regras de boa conduta etc.. etc... etc... mas isto não se
passa só nos 145.200 FM isto está a acontecer por toda a banda de VHF
inclusive já escutei uma comercial, isto para não falar de conversa de
(alhos e bugalhos). A minha questão é simples será que vale a pena investir
em equipamento em antenas em formação !!
Será que o esforço de ter uma conduta de respeito, de querer bem representar
Portugal num concurso Nacional / Europeu / Mundial vale a pena ?! no meu
ponto de vista é claro que sim, um Homem vale pelas acções e atitudes que
pratica, pena é que quando estamos em DX por várias vezes já senti que do
outro lado o CT é escutado mas ......

Ainda á uns dias a trás falava com um colega em que lhe disse amigo João vou
apostar em antenas novas !!!! hoje e só passaram 2 dias pergunto a mim mesmo
gastar tanto dinheiro para daqui por uns dias ir tudo para o lixo !!!

" há 18 anos a trás fui utilizador da banda do cidadão deixei a banda porque
esta se tornou deplorável e imprópria"

Há 2 anos tirei a carta de amador, desde essa data tenho assistido a um
decréscimo de qualidade e de quantidade de pessoas que utilizam as bandas
para conversar, trocar ideias, começaram as portadoras, depois as portadoras
com musica, e já chegamos ás ofensas, ..... onde é que eu já vi isto á 18
anos a trás !!!!!

Por este andar um dia destes deixará de fazer sentido tudo aquilo em que
acreditei, tudo aquilo em que aspirei vir a fazer de bom ......

Começo a ficar cansado a perder a vontade, não quero ser apontado como um
vilão, como um Homem sem carácter, como um Homem sem princípios.

A todos os que me ajudaram ao longo destes 2 anos apenas o meu Obrigado pelo
vosso contributo em enriquecer o meu conhecimento.

CT2JHU - Roland