Re: ARLA/CLUSTER: Democratização dos QSL`s Bureau e o fim dos pequenos poderes tradicionais.

Francisco Costa, CT1EAT listas_ct1eat sapo.pt

Boa noite Carlos

> Como Democratas que os Portugueses são, só faz parte do QSL bureau
> quem quer, não são obrigados a pertencer a um serviço da IARU da qual
> é sua representante em Portugal, Madeira e Açores é a Rede dos Emissores
> Portugueses.

E quem têm a bola é que dita as regras!
Podemos ter outra opinião, até discordar, mas é a lei do mercado.

> Se as associações e/ou radioamadores não pretendem subscrever o serviço de
> QSL bureau e as respectivas despesas é de sua inteira responsabilidade.

Obviamente. Quem não tem dinheiro não têm vícios!
Uma vez mais, concordo.

> Os acordos entre associações não existem, existem estatutos e
> regulamentos,
> que devem ser cumpridos, há excepções que podem ser estudados caso a caso.

E um desses casos, que na minha opinião merecia tratamento
excepcional, é o caso das associações que têm uma estação,
que querem apenas o serviço de QSL para os QSO realizados
com a estação-clube, ser obrigadas a tornar-se sócias colectivas da REP.
Bem sei que é o que mandam os estatutos. Mas continuo a
pensar que podia ser diferente...

> Como prova o radioamador amante do VHF-UHF-SHF para obter os
> diplomas destas bandas se não tem os cartões QSL para provar que
> contactou as respectivas quadriculas, Países (DXCC) ou mesmo satélites ?

O LOTW, ainda que não tenha os diplomas disponíveis, já permite
cruzar todo esse tipo de informação (estou certo que no futuro irá
ser implementado todos os diplomas actuais, a começar pelo IOTA,
ou talvez os CQ. A ver vamos). Mas neste momento já tenho 8 QSO
via satélite confirmados no LOTW :o)
Um abraço

73 F.Costa, CT1EAT
www.qsl.net/ct1eat