Re: ARLA/CLUSTER: Re: [ARLA/CLUSTER]: Madeira! um paraíso... [re: Francisco Costa]

Francisco Costa, CT1EAT listas_ct1eat sapo.pt
Domingo, 29 de Abril de 2007 - 10:24:17 WEST

Caro Jorge

Muito obrigado pelos seus comentários.

> Nesta mesma discussão (a separação territorial) sou uma voz discordante,
> não vejo razão nem justificação para a separação territorial, só iria
> acrescentar siglas a um indicativo e gerar a confusão com que significado?
> será que se eu falar com o CT1EAT (as minhas desculpas por o usar como
> exemplo) não lhe posso perguntar a localização? ou o facto de o indicativo
> passar para CT5EAT/FE me vai dizer imediatamente que o colega mora no
> Alentejo e que é radioamador à pelo menos 20 anos, se houver alguém nesta
> lista que me consiga fazer ver "a luz" deste projecto puderei mudar a
> [...]

Seguindo a sua sugestão, vou tentar ajudá-lo, não a ver "a luz",
mas tão sómente a observá-la de outro angulo.
A divisão territorial dos indicativos não serve para de imediato localizar
uma estação no mapa. Para isso já existe o QTH locator, vulgarmente
usado nos QSO de VHF e bandas superiores.
Então para que serve? Na minha perspectiva, principalmente para duas
coisas:
1- Maior racionalização do uso dos indicativos (mais sufixos de duas
letras, e não três), com todas as vantagens que são evidentes. (se não
for assim tão evidente, desenvolverei a idéia no próximo email)
2- Maior facilidade de organização dos radioamadores (em vez das
actuais associações, poderia haver apenas uma em cada uma dessas
regiões. Pode ser apenas um sonho, mas penso que é mais real que
alguma vez criar uma federação com as actuais associações.
Se não percebem esta idéia, por favor leiam este artigo:
http://www.qsl.net/ct1eat/Comentario_CT1ETL.pdf )
Poderia ainda acrescentar outras vantagens, mas parece-me que
estas sintetizam todas as outras.

> Com respeito à sua última alusão dou-lhe razão, quem cala consente, mas
> aqui utilizo por precaução uma máxima que o meu pai me deixou "Podes ter
> toda a razão mas se fores a minoria pela certa perdes...".

O seu pai é um homem sábio. Sabe o que o meu me ensinou?
Que, se não preguntarmos, se nada fizermos, o "Não" é sempre certo.
Tudo o resto é ganho.

73 F.Costa, CT1EAT
www.qsl.net/ct1eat