ARLA/CLUSTER: Re: [ARLA/CLUSTER]: Notas sobre E-mail de CT3FQ

ct3fq ct3fq ct3team.com
Sábado, 28 de Abril de 2007 - 15:17:17 WEST

Caro  Miguel,

Já tinha considerado o assunto encerrado, mas como fez uma acusação muito
grave, reservo-me no direito de responder.

Antes de mais, digo-lhe que ainda  não li o livro que me recomenda, mas
mesmo sem o ler aprendi que as pessoas inteligentes não possuem, nem nutrem,
sentimentos tão baixos, como o ódio. Por isso é grave afirmar que eu disse
que odeio os DXers, mas apraz-me verificar que em poucos minutos passei de
"a pessoa que utiliza a estação CT3FQ" para "DXer" será isto  a evolução no
Radioamadorismo? Dúvido...

Miguel,você ainda é jovem imaturo e ao contrário do que possa imaginar, até
o considero uma pessoa  inteligente, por isso rogo-lhe que, antes de
escrever qualquer coisa, pense primeiro!

Passemos aos factos escritos:

Primeiro - Todos os que me conhecem, sabem que não nutro quaisquer
sentimentos pelos "DXers", nem bons, nem maus, e até digo mais - como sabe -
muito dos meus amigos mais chegados, ao contrário de mim, são excelentes
DXers.

Segundo - Não tenho um amplificador de  1KW de VHF, mas sim dois! Uma coisa
é ter, e outra é usar, e como sabe mais de 40 watts, sejam 100, 200 ou 2KW
em VHF ( > 30MHz)  é considerado  ilegal! Imagina sequer   quantos
radioamadores em Portugal utiliza mais de 40 watts acima dos 30MHz?
Por isso não considero essa sua afirmação muito grave, revela apenas
desespero de causa. Grave é afirmar que  EU anunciei a utilização de tal
potência num concurso, por isso se ainda tiver cópia do pretenso e-mail
envie-me, e caso queira um amplificador, informo-o que um deles está à
venda;

Terceiro - Confesso que desconhecia que  havia um grupo de trabalho entre a
ARRM e a ANACOM. Com tantos "brainstorms" de certeza que tem muitas
novidades a apresentar a todos os radioamadores em Portugal, porque parece
que a ARRM é  a única Associação do País que a ANACOM escuta!  Ficamos à
espera ;

Quarto - E quanto a disparates e juizo. Quer mais exemplos de disparates?
Lembra-se da polémica atribuição do indicativo CT3NT ( já  conhecido como o
CT3 Not There) que todos sabemos que nem tem estação na Madeira mas que
continua a fazer DXs - como CT3 - desde a  sua residência em Lisboa?

Sabe como o seu Pai contribuiu para a resolução desta polémica? Não? Eu
digo-lhe! Como você bem diz, aqui sabe-se tudo, por isso fiquei pasmado
quando soube que o CT3BD telefonou  para um colega da Ilha do Porto Santo
justificando que o CT1BOH podia ter prefixo CT3 porque como era funcionário
dum Banco, e esse Banco tinha uma agência na Madeira, logicamente  podia ter
prefixo CT3.  Isto dito por um dirigente da ARRM! Brilhante conclusão! Digna
duma tese de doutoramento! Fiquei aparvalhado com a justificação, pois nunca
na vida tinha ouvido tamanho disparate. Miguel, por mais que lhe custe, não
defenda o indefensável!

Quinto e último - Com tantas reuniões com a ANACOM ainda não se apercebeu
que a ANACOM -  depois de todos os disparates que vieram a público - afastou
deliberadamente todos os quadros dirigentes da Delegação da Madeira  Porque
será que isso aconteceu?

E finalmente, como se diz na rádio, não volto a sair nesta frequência! CT3FQ
QRT!

Sent: Saturday, April 28, 2007 11:23 AM
Subject: Re: [ARLA/CLUSTER]: Notas sobre E-mail de CT3FQ

Bom dia,

Em 28/04/07, ct3fq<ct3fq  ct3team.com> escreveu:
> [...]
> peço outra vez desculpa pela minha má interpretação da Lei.
>
> Mas vamos ao que interessa. Confesso que tive alguma dificuldade em
> perceber
> na integra o seu texto que infelizmente peca pela inconsistência (mea
> culpa?)
>
> Compreendo e admito que venha em defesa do seu Pai (CT3BD), mas você sabe,
> tão bem como eu, que o que aqui está em causa, é apenas a hipocrisia das
> pessoas.
>
> O que acontece Miguel é que as pessoas têm de ser coerentes,o que o seu

Concordo plenamente que as pessoas tem de ser coerentes com aquilo que
pensam, e com aquilo que põem em pratica.
Lembro-me de ouvir o Sr. Carlos Neves afirmar de boca cheia que tinha
quase um ódio de morte a DXers, não percebia o interesse em ir para a
rádio fazer uma chamada CQ, no entanto hoje é um DXer activo.
Penso que no seu caso aplica-se o dito "Faz o que eu digo, não faças o
que eu faço".

> [...]
> classe A, B, ou C. Não é hipocrisia, que quando a ilegalidade atinge um
> radioamador da classe "A"  concluimos logo  que é um erro do legislador,
> mas
> quando  a ilegalidade atinge um da classe "C" exigimos logo a pena de
> morte?
> Então o "echolink" é mais legal do que odo facto  radioamador da classe C
> sair em 431 ou 438MHz? Então o facto dos repetidores não cumprirem o
> exigido
> pela ANACOM é mais legal do que sair em 431MHz? Tenha dó!

Não podemos, nem devemos sair do âmbito do tema, para que fique a
saber com exactidão o ocorrido, houve um colega de CT1 que no echolink
falou com um colega CT3 de classe C, e este ultimo colocou esta
questão ao colega CT1. O que posteriormente aconteceu foi o colega CT3
recolher informações, que diga-se de passagem pessoalmente também
desconhecia a questão da legalidade do uso nas faixas indicadas. Não
quero, nem pretendo remeter as culpas para outra pessoa, mas parece-me
que existe e noto isso numa frase sua, algum síndrome de perseguição.

> 2) Por falar em hipocrisia. É verdade ou mentira que quando questionado
> por
> um sócio na Assembleia Geral sobre a falta de indicativo e legalidade dos
> repetidores, a Direção ( muito atabalhoadamente) afirmou que estava à
> espera
> da nova legislação para proceder à legalização?  Isto não é incrivel?
> E mais e por falar em educação, é verdade ou mentira, que por causa disso
> doutras,  o seu Pai passou  o  tempo da AG a chamar o referido sócio de
> "garoto"?

Para não sócio, o colega está muito bem informado. Não me lembro de
ter sido hipócrita no meu e-mail anterior, pelo que a sua técnica de
remeter novos assuntos à discussão já não merece respostas claras e
objectivas. Em relação à A.G., e em questões de educação, não foi o
único a fazê-lo, mas pelos vistos tinha total razão, pois os
comportamentos vieram a revelar-se dignos de ser apelidados como tal.
Em relação ao que ouvi, "garoto" até foi simpático, com a informação
que o colega possuí deve saber bem mais do que isso.

> Já agora, e para sua informação, vou-lhe contar que os repetidores de VHF
> tiveram indicativo em 2006  porque eu ( o tal utilizador da estação CT3FQ)
> apresentei um queixa formal (se quizer cópia do documento, tenho o maior
> prazer em lhe fornecer)  questionando a situação de anarquia dos
> repetidores, e que apenas 6 (seis!) meses depois a ANACOM informou-me, por
> escrito, quais os indicativos atribuidos ( claro que foi feito à pressa
> pois
> nem o "V" no sufixo tinham) .

NÃO, os repetidores em 2006 tiveram indicativo porque a Direcção da
A.R.R.M., e repito, juntamente com o grupo de trabalho da ANACOM,
trabalharam na nova legislação. Nesse grupo de trabalho foram
colocadas diversas ideias, e tal como outras Associações congéneres
foram consultadas, a A.R.R.M. colocou determinados pontos, e, até
posso adiantar que a nomenclatura que está sendo atribuída aos
repetidores, beacons, e tudo o restante, foi discutida aqui na R.A.M.
tendo sido e bem rectificada pela ANACOM, com o reconhecimento por
parte do grupo de trabalho da ANACOM nesse sentido. Quanto às suas
cartas, não ponho sequer em questão, visto que qualquer cidadão pode
consultar as autoridades para indagar da legalidade dos sistemas.
Penso que os documentos que possuí, não são os mesmos que dispomos.

> 3) Por falar em hipocrisia. Qual o indicativo do node das Ilhas Desertas?
> Qual o indicativo do echolink? Qual o indicativo do node da ARRM? Qual o
> indicativo da BBS?

Juro que não entendo a preocupação, à A.R.R.M. não foi instaurado
nenhum processo por parte da ANACOM, creio que a ANACOM tem
conhecimento de todos os pedidos que fizemos. Já agora informo que
segundo a ANACOM, teríamos de desligar todos os sistemas existentes em
Portugal, prejudicando assim todos os utilizadores, até que a nova
legislação entre em vigor. Se o seu voto é esse em prol do
desenvolvimento, assuma que não podemos utilizar sistemas
experimentais que estão ilegais.

> Já agora, vou-lhe contar outro segredo, se procurar bem nos ofícios da
> ARRM
> com mais de 20 anos  vai encontrar o pedido de licenciamento dos
> Repetidores
> e nodes, assinado pelo malogrado CT3AP. Portanto não me faça acusações
> futeis e inuteis!

Dois parágrafos acima, o colega fala em coerência, então quer dizer
que a ANACOM (I.C.P.), licenciou um node de packet, quando não havia
ainda legislação que contemplasse esse modo?

> 4) Por falar em hipocrisia. Quantas ilegalidades você, como radioamador,
> fazer-lhe uma pergunta: Se o repetidor de UHF fosse da ARRM o seu Pai
> teria
> se preocupado em avisar o tal radioamador da classe C que estava a cometer
> uma ilegalidade tão grave que poderia ficar sem a licença?

Não sei quantas ilegalidades já cometi, tenho consciência que não
cometi nenhuma, se as cometi foi por desconhecimento, aceitando algum
erro que possa ter cometido. Pelo menos ninguém encontra um e-mail
meu, ou infracção tão grave como a do colega, que envia uma mensagem
de divulgação de participação num concurso de VHF, onde anuncia a
utilização de um amplificador de 1Kw para VHF. Já agora que tal tem-se
portado? Deve ter um bom rendimento.

> Considero este assunto encerrado e recomendo que ofereça  no dia do Pai,
> célebre livro de Maquiavel: "A Revolta dos Porcos"

A si recomendo-lhe "Responsabilidade e Juízo" de Hannah Arendt.

73s,
Miguel Teixeira - CT3IA