Re: [ARLA/CLUSTER]: Radioamadores da Classe C não podem operar Repetidores de UHF?

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

*Caro colega Carlos Neves!*
*Se ler a dita portaria, com atenção talvez chegue à conclusão que afinal os
colegas da classe "C", na realidade não podem operar repetidores de amador
em UHF, (e satélites tambem não) porque de acordo com as novas regras, estes
situam-se numa frequencia acima de 435MHz, a só é permitido à classe "C" ir
até aos 435MHz.*
*Como tal, na minha opinião, o dirigente da ARRM tem toda a razão e não
merece um comentário com a dureza que o colega se lhe dirigiu. Poderá dizer
que a entrada dos repetidores se situa abaixo dos 435MHz e tem razão. No
entanto a frequencia dos repetidores é sempre considerada como sendo a de
saída, e como tal a ANACOM entende que a transmissão das estações que usam
os repetidores é na frequencia de saída e não a de entrada. Assim sendo as
estações da classe "C" não podem usar os repetidores de UHF.*
*Se o colega tiver outra opinião gostaria que a debatesse academicamente
aqui para que se esclareça este assunto, pois poderei estar equivocado em
algum ponto.*
**
*abaixo segue o que está escrito na portaria 322/95*
**
*1.º* - As faixas de frequências e respectivas classes de emissão
autorizadas para cada categoria de amador são as seguintes:

1.1 - Amadores da categoria C.

  *Faixas de frequências* *Classes de emissão*

144.000 MHz - 145.800 MHz ...........

A3E,F3E, G3E, J3E, J8E, R3E.

432.000 MHz - 435.000 MHz ...........

A3E,F3E, G3E, J3E, J8E, R3E.