ARLA/CLUSTER: Re: Plano de Banda para os "ECHOLINKS" (Jorge Santos)

Carlos Freitas ct1fzc gmail.com
Sábado, 21 de Abril de 2007 - 16:46:03 WEST

Caros colegas...

Para fazer packet radio não é necessário estar ligado à
Internet, packet é uma modalidade bem antiga, muito antes
de haver internet... Dou por exemplo o NAP da ARAS, que está ou estava
em 144.675Mhz na Amadora, antes da Net ser inventada
já me ligava ao referido, usando-o como caixa de correio
entre radioamadores... O packet é uma modalidade perfeitamente
legal se usada entre os 144.600 e 144.700Mhz (F2D).
Embora se tenha convencionado o APRS em 144.800Mhz (que de facto
está à margem da actual legislação), nada me impede de operar APRS dentro da
faixa legal do packet os tais "144.600 a 144.700".
É necessário que se entenda que o APRS é Packet Radio,
mas com informação legível para a modalidade de APRS.
 O que importa aqui, é fazer com que se possa operar em F2D também em
144.800Mhz.
Tornando a operacionalidade do modo APRS legal nessa frequência.
Quanto à questão da ligação ou interligação da Internet aos equipamentos
rádio, todos sabemos que actualmente a nossa legislação não nos favorece
essa
prática mas, estou crente que mais tarde ou mais cedo terá que ser
autorizado,
de um modo civilizado e apenas em casos especiais ("echolinks", clusters
etc...)
a associações legalmente constituídas.

Já agora uma colherada na questão dos "echolinks". O Echolink é apenas
um programa de software e não um modo... pois há "n" programas do mesmo
género como exemplo o EQSO, embora se chame Echolink a uma transmissão
áudio a partir da Internet, no meu entender está errado. No Brasil já saiu
legislação
sobre esta matéria, e a denominação para estes sistemas é: "Repetidor com
ligação
a sistema multimédia". É óbvio que eu próprio também lhes chamo
"echolinks"...
Na questão da banda e segmento de faixa a usar para estes links, reforço
algumas
ideias aqui já expressas. Parece-me boa ideia, enquanto não houver uma
legislação
capaz, que as mesmas ligações ficassem alojadas entre os 434.600 e 434.975.
Desta forma facilitava quem procura esta "modalidade" a encontrar onde
essas transmissões estão, e não pondo em causa a operacionalidade em outros
segmentos de banda para simplex e modos. Há que ter em conta nas zonas
de fronteira, visto que em Espanha há repetidores ainda a funcionar com
shift 1,6.
Entenda-se que não estou com isto a convidar os colegas para se mudarem para
lá,
mas na ausência de enquadramento legal específico... pode ser tolerado,
aliàs
tem sido essa a postura da ANACOM no Radioamadorismo (infelizmente!)."
Há espaço para todos, é importante respeitar para ser-se respeitado...

Subscrevo um colega que já aqui escreveu... prefiro "echolinks" espalhados
pelo país
em frequências de *UHF*, do que a ocupação selvática de sistemas Wireless,
LPD,s, WX, Portões Automáticos ets...
À uns dias numa grande superfície vi, um sistema 5.1 surround para DVD, em
que as colunas
traseiras são compostas por receptores em 433Mhz em WFM... isto é de
arrepiar!! Estou para
ver um dia um vizinho meu, bater-me à porta a dizer que estou a fazer parte
dos efeitos
especiais de um filme que ele está a ver em DVD!...

A todos os melhores 73
CT1FZC