ARLA/CLUSTER: Re: Plano de Banda para os "ECHOLINKS" (JorgeSantos)

Carlos Fonseca - CT1GFQ ct1gfqgrupos gmail.com
Sábado, 21 de Abril de 2007 - 18:27:01 WEST

BEm.....
Quanto ao packet:

O Colega freitas tem razão, em parte, pq é assim:
Quando o packet surgui, realmente, nao havia internet, como hj o há. E aconteçe que os links nacionais, era feitos, normalmente em UHF, e os internacionais, e HF. Ainda me lembro de me ligar ao TR0A ( Gabão ) atravez dos links da Aras.
Os clusters, tb eram ligados ao cluster de EA5 atravez de UHF ou HF.
MAs com o aparecimento da Internet, essas ligações passaram a ser feitas via internet.

No APRS, aconteçeu o mesmo: Para mim, teve " graça " enquanto as comunicações eram só via radio, e poucos eram os DIGI's linkados via net.
Com o aparecimento da internet, o trafego, começou a ser quase todo de " camones ". Apesar da transmissão de mensagens ser muito mais rapida, temos que levar com muito lixo.

Atenção: Não sou anti links usando a net, acho que somente, deveria de haver o link fisico, e toda a comunicação entre radioamadores deveria ser feita via radio.

73's.
Carlos, CT1GFQ

  ----- Original Message -----
  From: Carlos Freitas
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Saturday, April 21, 2007 4:46 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Re: Plano de Banda para os "ECHOLINKS" (JorgeSantos)

  Caros colegas...

  Para fazer packet radio não é necessário estar ligado à
  Internet, packet é uma modalidade bem antiga, muito antes
  de haver internet... Dou por exemplo o NAP da ARAS, que está ou estava
  em 144.675Mhz na Amadora, antes da Net ser inventada
  já me ligava ao referido, usando-o como caixa de correio
  entre radioamadores... O packet é uma modalidade perfeitamente
  legal se usada entre os 144.600 e 144.700Mhz (F2D).
  Embora se tenha convencionado o APRS em 144.800Mhz (que de facto
  está à margem da actual legislação), nada me impede de operar APRS dentro da
  faixa legal do packet os tais "144.600 a 144.700".
  É necessário que se entenda que o APRS é Packet Radio,
  mas com informação legível para a modalidade de APRS.
   O que importa aqui, é fazer com que se possa operar em F2D também em
  144.800Mhz.
  Tornando a operacionalidade do modo APRS legal nessa frequência.
  Quanto à questão da ligação ou interligação da Internet aos equipamentos
  rádio, todos sabemos que actualmente a nossa legislação não nos favorece
  essa
  prática mas, estou crente que mais tarde ou mais cedo terá que ser
  autorizado,
  de um modo civilizado e apenas em casos especiais ("echolinks", clusters
  etc...)
  a associações legalmente constituídas.

  Já agora uma colherada na questão dos "echolinks". O Echolink é apenas
  um programa de software e não um modo... pois há "n" programas do mesmo
  género como exemplo o EQSO, embora se chame Echolink a uma transmissão
  áudio a partir da Internet, no meu entender está errado. No Brasil já saiu
  legislação
  sobre esta matéria, e a denominação para estes sistemas é: "Repetidor com
  ligação
  a sistema multimédia". É óbvio que eu próprio também lhes chamo
  "echolinks"...
  Na questão da banda e segmento de faixa a usar para estes links, reforço
  algumas
  ideias aqui já expressas. Parece-me boa ideia, enquanto não houver uma
  legislação
  capaz, que as mesmas ligações ficassem alojadas entre os 434.600 e 434.975.
  Desta forma facilitava quem procura esta "modalidade" a encontrar onde
  essas transmissões estão, e não pondo em causa a operacionalidade em outros
  segmentos de banda para simplex e modos. Há que ter em conta nas zonas
  de fronteira, visto que em Espanha há repetidores ainda a funcionar com
  shift 1,6.
  Entenda-se que não estou com isto a convidar os colegas para se mudarem para
  lá,
  mas na ausência de enquadramento legal específico... pode ser tolerado,
  aliàs
  tem sido essa a postura da ANACOM no Radioamadorismo (infelizmente!)."
  Há espaço para todos, é importante respeitar para ser-se respeitado...

  Subscrevo um colega que já aqui escreveu... prefiro "echolinks" espalhados
  pelo país
  em frequências de *UHF*, do que a ocupação selvática de sistemas Wireless,
  LPD,s, WX, Portões Automáticos ets...
  À uns dias numa grande superfície vi, um sistema 5.1 surround para DVD, em
  que as colunas
  traseiras são compostas por receptores em 433Mhz em WFM... isto é de
  arrepiar!! Estou para
  ver um dia um vizinho meu, bater-me à porta a dizer que estou a fazer parte
  dos efeitos
  especiais de um filme que ele está a ver em DVD!...

  A todos os melhores 73
  CT1FZC

  Carlos Freitas
  CT1FZC