Re: ARLA/CLUSTER: Experiências com sintonizadores de antena para "longwire"

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Caro colega Sérgio
A opção horizontal é sem duvidas a melhor opção, pois as antenas verticais
são mais ruidosas. No seu caso isso não aconteceu possivelmente porque a
fonte de ruido estaria mais proxima do fio horizontal. No entanto as
verticais são bastante mais sensiveis ao ruido atmosférico. è por isso que
em DX se usa exclusivamente polarização horizontal.
Quanto ao comprimento das antenas, não se pode esperar milagres de um
pequeno arame Lembre-se que o sintonizador de antena não faz milagres, pois
ele não modifica a resistencia de radiação das antenas, que é o que faz com
que radiem para o espaço energia electromagnética. Uma antena curta até pode
ser sintonizada com um sintonizador...Isso só depende da bobine e dos
condensadores...Um vulgar PI de saida de um qualquer emissor a valvulas, se
se colocar um variavel de 3 secções na saida sintoniza em 80m o fio do ferro
de soldar..Eu ja fiz um QSO assim!!!!..E não é anedota!..O problema é que
neste caso a resistencia de radiação é tão baixa (alguns miliohms) que
apenas umas dezenas de miliwatts ( de 100watts aplicados) são efectivamente
mandados para o eter, quando a restante potencia se dissipa em calor na
resistencia de perda. Para um bom funcionamento do sistema
sintonizador/antena, deve-se ter em conta que o comprimento minimo do fio
deve ser pelo menos 1/4 de onda da frequencia mais baixa a utilizar. (esses
sintonizadores modernos são muito limitados em termos de gama de ajuste).
Por exemplo para funcionar em 80m o fio deve ter no minimo 20m. No seu caso
não se trata nem de longe de uma "longwire" (fio longo), mas sim de uma
simples antena "Marconi" aperiódica,  alimentada a um extremo. A designação
de "longwire" aplica-se a antenas unifilares com varios comprimentos de
onda.

73 de CT4RK