ARLA/CLUSTER: Experiências com sintonizadores de antena para "longwire"

Sérgio Matias sergio.matias gmail.com
Domingo, 15 de Abril de 2007 - 00:21:06 WEST

Boas.

Aproveitando um pouco do fim-de-semana, dediquei mãos à obra.

Como possuo um sintonizador de antena automático para longwire (daqueles que
se instalam no mastro), resolvi instalá-lo, juntamente com um fio de
comprimento aleatório (leia-se "que o comprimento do telhado permite.").
Como antena de comparação, tinha disponível uma vertical para os 28 MHz.

Os primeiros resultados mostraram que, relativamente à vertical, a antena de
fio comprido (longwire) apresentava maior ruído em algumas bandas e alguma
RFI, devido talvez a qualquer deficiência na instalação. Apesar de a
recepção ser em alguns casos bastante boa, não me contentei com os
resultados.

Uma vez que o sintonizador estava montado no mesmo mastro que a vertical,
somei 2 mais 2 (que nem sempre dá 4!) e em vez de utilizar o fio comprido
como elemento radiante, passaria a utilizar o elemento vertical (sem o
circuito de acoplamento) como radiante e o fio comprido como plano de terra
(counterpoise).

Feitas as alterações necessárias (lá se foi a antena de comparação), obtive
no final uma antena vertical que é sintonizável em toda a gama que o
acoplador permite, e onde o efeito do sintonizador não se faz sentir no cabo
coaxial (será?).

Feitos alguns testes, noto que o comprimento do elemento radiante (5,5m) não
é suficiente para as bandas abaixo de 20m, apesar de não apresentar
problemas de ROE/SWR. No entanto a RFI ainda é uma questão, que será
estudada noutra ocasião. Como não sobrou tempo suficiente para alguns testes
práticos de emissão/recepção, fiquei só pela recepção, que provou ser boa,
mas não muito diferente da configuração em horizontal.

Após este resumo, gostaria de obter alguns comentários acerca da
configuração na vertical, uma vez que estou a pensar substituir o elemento
radiante por um mastro telescópico em fibra, de comprimento superior, onde
será colocado paralelamente um condutor eléctrico. Todas as limitações de
espaço que tenho apontam esta como a melhor opção.

Para finalizar deixo algumas questões:

- Qual a melhor configuração? Horizontal ou vertical?

- Que considerações deverão ser tidas relativamente ao plano de terra?

- Quais as vossas experiências com este tipo de sintonizadores?

- O que será expectável com esta solução (comparativamente a antenas
verticais multibanda, dipolos ou outros)?

Com os melhores cumprimentos,

--

Sérgio Matias

CT2HMN

ARLA #21

P.S.: Also QRV as ON/CT2HMN, QTH JO20, 20m longwire antenna with a 9:1 MTFT.