ARLA/CLUSTER: OFF-TOPIC:Ferramentas para se manter seguro online- Software GRATUITO para o seu PC(vide in PC GUIA)

Manuel Jesus mojesus pedradaciencia.com

Caros colegas e amigos Radioamadores!
Não desejando alimentar nenhuma polémica, mas como me parece que existe
algumas coisas não muito exactas naquilo que foi afirmado, aqui vai outra
opinião, para se possivel ajudar a encontrar o caminho correcto sobre a
questão em jogo.
De qualquer forma cada um é livre de seguir por caminhos diferentes.
Ninguem é dono da verdade total.

Sobre a mensagem abaixo aqui vai o contraditório.
Na prática, não nos podemos dar ao luxo de andar a formatar o pc de 3 em 3
meses, e é o que acontece a muito boa gente que assim faz, para se livrarem
dos erros que fizeram com os seus programas gratuitos.

É claro que há programas gratuitos que funcionam muito bem, e que são muito
bons (como por exemplo o Picasa), mas não é o caso da maioria dos programas
que aqui se referem.

O Norton é, sem dúvida alguma, o melhor anti-virus que existe, sendo que o
AVG é dos mais fracos, com menos opções, etc. O AVG é um buraco em termos de
segurança, para além de estar constantemente a fazer actualizações que
interferem com aquilo que o utilizador está a fazer. Eu tambem já paguei
caro por este tipo de erro, computador todo infectado etc.

Relativamente ao OpenOffice, ele próprio diz tudo: " No entanto, um aviso:
> altera o formato de gravação dos textos por omissão para .rtf"
Ora um ficheiro RTF tem apenas texto. Não pode ter tabelas, imagens,
gráficos, etc.
O formato *.RTF é um formato de apenas texto! Ora de que é que serve um
programa onde depois na prática só podemos gravar texto, porque caso
contrário a maior parte das pessoas não conseguirá depois abrir os
ficheiros?
Para além de que o OpenOffice é menos intuitivo, tem menos opções, é muito
mais limitado, etc.

Pessoalmente Nunca aconselho nada do seguinte:

* PeerGuardian 2
* ZoneAlarm
* Search & Destroy
* Ad-Aware SE Personal

Nada disto é tão gratuito como muitos pensam:
Os programas são gratuitos no sentido de não custarem dinheiro, só que
instalam eles próprios os seus próprios spywares, programas de publicidade,
etc.
Qualquer um deles causa mais problemas do que se não tivermos nada
instalado.

> ZoneAlarm-Melhor que a firewall básica do Service Pack 2
Melhor do que a firewall básica do Windows, mas muito pior do que a firewall
normal do Norton

> O GIMP é um bicho esquisito
O GIMP é de facto um bicho esquisito. A solução é mesmo o Paint Shop Pro.

> As aplicações gratuitas, como o GAIM e o Trillian
O MSN também é gratuito e é muito melhor, mais fácil de usar, mais
compatível e muitíssimo mais utilizado. 99% das pessoas nunca ouviram sequer
falar nestes 2 programas!
Parece-me que o pessoal o que tem é o tal sentimento anti-microsoft e às
tantas, começam a inventar coisas que não fazem sentido!
Eu pessoalmente tambem não concordo com a grande fatia do mercado detida
pela microsoft, muito menos com as restrições que o windows vista causa. Mas
enfim! Temos que reconhecer que existe ali qualidade e muito saber
investido.

>Claro que o Mozilla Thunderbird é um excelente substituto do Outlook
>Express
Mais uma.
O Outlook Express também é gratuito! E muito mais compatível. Se um dia se
pretender migrar do Outlook Express para outro programa, qualquer programa
importará as suas mensagens. O mesmo já não acontece com o thunderbird e
outros, tambem já tive problemas com este tipo de programas devido à sua
compatibilidade.

Portanto, em resumo:
É sempre interessante ler coisas acerca de novos programas ou programas
alternativos, mas há que colocar a razão à frente do sentimento
anti-microsoft que determinadas pessoas e alguns dos colegas têm, não se
sabe muito bem ás vezes porquê.

Devemos estar informados, saber o que existe e até ir experimentando uma ou
outra coisa de tempos a tempos. Mas não devemos seguir todos os passos, pois
isso equivale a ter de se andar a instalar o Windows a toda a hora.

Aliás, recomendo em especial muito cuidado com os anti-virus: Durante todo o
tempo em que tive por aqui o norton, nunca houve qualquer espécie de
problema em altura alguma.
Bastou durante uns tempos ter instalado o Bit Defender (do qual muitos dos
colegas também dizem verdadeiras maravilhas), para que os problemas com os
vírus aparecessem em pouco tempo.

Resultado problemas e mais problemas, instalei novamente o norton e aleluia,
tudo ok.

As amostras de programas, são por vezes interessantes, e temos tido até bons
programas ligados ao radioamadorismo. Mas, a qualidade deve ser reconhecida
onde ela se encontra.

Enfim esta é a minha opinião pessoal. Cada um é livre de seguir o seu
proprio caminho!

73
CT1AXZ.
Manuel Jesus