ARLA/CLUSTER: Re: Comentários ao nosso calendário

Carlos Fonseca - CT1GFQ ct1gfqgrupos gmail.com
Quinta-Feira, 28 de Setembro de 2006 - 21:40:23 WEST

Pois é Miguel, mas eu tenho que te responder assim:

Uma coisa, é o que a IARU recumenda, e que é utilizado na maiorparte dos paises, e outra coisa, é o que o ICP - ANACOM autoriza, que em alguns pontos é totalmente diferente da IARU, por exemplo quando referes o APRS, se vires a legislação para Cat. B e A , e muito mais C, nos 144.850, este segmento é para fazer phonia.

Nao podemos proibir um radioamador de categoria C ( CT5 ), de fazer phonia, pq poderá eventualmente um radio-amador de categoria B ou A, a fazer modo digital.

Infelizmente, este e muitos outros casos nas bandas de amador estão assim, mas se a ANACOM dia que é assim, assim temos que fazer, nao achas miguel ?

1 abraço.

Carlos, CT1GFQ

  ----- Original Message -----
  From: Miguel Andrade
  To: Digitais CT
  Sent: Thursday, September 28, 2006 9:20 PM
  Subject: Comentários ao nosso calendário

  Prezados amigos,

  Tomo a liberdade de tecer alguns comentários que penso serem úteis para
  enriquecer ainda mais ainda o excelente trabalho do Pedro.
  Mas antes disso aproveito para anunciar que não poderei marcar presença
  nesta Sexta-feira devido ao aniversário do meu pai.
  Agora sim, vamos a isto :

  a) Dias 6 de Outubro e 2 de Fevereiro - FSK441,JT65A, JT65B e JT65C em
  144,030 MHz
  Segundo o plano de bandas da IARU para a faixa dos 2 metros a sub-faixa
  entre os 144,000 MHz e os 144,035 MHz está destinada em exclusivo às
  comunicações EME. Nesta forma de comunicações usando a Lua como satélite
  passivo, alguns destes modos são de facto aí usados mas... sobretudo na
  faixa dos 70 centímetros e não nos 2 metros.
  Não seria mais razoável pelo menos subirmos até à sub-faixa dos 144,140 MHz
  a 144,150 MHz, na qual as actividades de FAI, EME e CW ocorrem em regime de
  partilha ?
  A minha questão é apenas levantada porque, depois de assistir à apresentação
  sobre as comunicações em EME que teve lugar em Almeirim no passado dia 16,
  fiquei com uma noção completamente diferente da necessidade de se evitarem
  qualquer tipo de interferências a quem pratica essa modalidade.
  Outra excelente ideia era a escolha de uma frequência próxima da do centro
  de actividade para FSK441, a qual tem lugar em 144,370 MHz.

  b) Porque é que não ficou também prevista uma frequência para Fax em 144 MHz
  ?
  Se quiserem optar por essa hipótese, a frequência indicada é 144,700 MHz
  pois em vários países da Europa é aí que estas emissões têm lugar ( de
  acordo com as recomendações da I.A.R.U.

  c) Porque é que a frequência proposta para BPSK31, QPSK31 e FSK31 nos dias
  27 de Outubro e 2 de Março está prevista para 144,850 MHz ?
  Pergunto isto porque o centro de actividade se encontra estabelecido em
  144,138 MHz e porque entre 144,794 MHz e 144,990 MHz está previsto apenas o
  APRS ( e radiopaquete ? ).
  Em Portugal temos as emissões em 144,800 MHz e já pude inclusive escutar
  actividade de estações em FM de banda larga ( telefonia ) também nos 144,850
  MHz ( !?! ), o que para mim é um escândalo.
  Enfim, isto tudo para dizer que vamos " comprar " por certo uma guerra com
  alguém ao usarmos os 144,850 MHz para modos digitais, os quais nem estão aí
  previsto pela IARU nem pela " anormal " praxis nacional.

  d)Cuidado com a frequência proposta para a actividade no dia 8 de Dezembro
  FSK441,JT65A, JT65B e JT65C em 442,010 MHz.
  Acredito que seja uma inofensiva " gralha " ou erro de impressão, pois a
  faixa dos 70 centímetros acaba em 440,000 MHz para o Serviço de Amador em
  Portugal ( e não só ).
  Suponho que a frequência correcta fosse 432,370 MHz ou uma outra entre
  433,600 MHz e os 434,000 MHz.

  e) Dia 15 de Dezembro está um programa muito bom.
  Dentro de dias poderão ler um artigo meu sobre satélites meteorológicos no
  boletim da A.R.L.A.
  A frequência recomendada pela I.A.R.U. para RTTY na faixa dos 2 metros é
  144,600 MHz, se a quiserem adoptar...
  Aqui no nosso país nem deve haver necessidade de cumprir com a recomendação
  da I.A.R.U. segundo a qual, as actividades de RTTY nos 2 metros devem ser
  previamente anunciadas ( se não forem usuais ), para evitar que estações
  noutros modos possam interferir involuntariamente com essas transmissões.

  f) Dia 7 de Janeiro idem.
  Quanto a MFSK será melhor usar uma frequência entre 144,360 MHz e 144,400
  MHz ( penso eu de que ).

  g) Dia 9 de Fevereiro, pelos argumentos usados em c), porque é que não se
  escolhe antes uma frequência entre 145,550 MHz e 145,575 MHz ?

  h) Atenção porque a frequência usada para SSTV em toda a Europa Ocidental
  ( e não só ), assim como as recomendações da I.A.R.U. o aconselham também é
  144,500 MHz e não 144,550 MHz.
  Porque é que foi escolhida essa opção ?

  i) Pelas razões evocadas em c) e g) cuidado com a operação em CW nos 144,850
  MHz.
  As sub-faixas revistas nos 2 metros para esta actividade são várias mas a
  principal actividade tem geralmente lugar entre 144,035 MHz e 144,165 MHz.
  A frequência de chamada para CW é internacionalmente aceite como sendo
  144,050 MHz.

  Espero que não me levem a mal por estes comentários ( especialmente o
  Pedro ), mas a minha intenção é sem dúvida melhorar e não destruir.
  Mais confirmo de novo que este trabalho está excelente e que me surpreendeu
  muito positivamente, pelo que resolvi dar a minha melhor contribuição
  naquilo que vejo ser meu dever alertar.
  Também relembro que esta minha intervenção vai no sentido de vos confirmar a
  minha inteira disponibilidade para ajudar e nomeadamente para relembrar que
  várias vezes me propus a contribuir na escolha das frequências.
  Também sou sincero e admito que não vi com atenção as propostas para HF pois
  estou mais apto a operar em VHF e UHF de momento. Além disso, as poucas
  frequências em Ondas Curtas pelas quais passei os olhos " estavam muito bem
  escolhidas.
  Deixo à vossa consideração possíveis alterações mas respeitarei por inteiro
  a escolha feita pelo Pedro, que, senão em todas as divergências com a
  prática internacional e com as recomendações da I.A.R.U., pelo menos
  nalgumas poderá apresentar por certo justificações muito válidas.

  73's de CT1ETL - Miguel