ARLA/CLUSTER: Requerimento para Utilização de Faixa não Atribuida ao Serviço de Amador com Estatuto Primário(70 MHz)

duarte.ct3hf duarte.ct3hf sapo.pt
Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2006 - 18:17:02 WEST

Boa Tarde,

Posso referir como experiência pessoal que a autorização para a faixa
dos 70Mhz demorou pouco mais de uma semana a ser autorizada, acho que é
aceitável. Tendo em conta que entreguei o modelo 32 na delegação da
Madeira e que depois foi remetida para Lisboa pois , esta autorização
(70Mhz) só pode ser dada nos serviços centrais da ANACOM.
Em relação aos 50/70mhz acho que deve haver restricções de acesso, pelo
menos controlados. Um exemplo perfeito de como não se deve autorizar uma
faixa de frequências  de um momento para o outro, foi o caso Espanhol, é
uma anarquia o que se passa nos 50mhz em EA, de um momento para o outro
os 6m ficaram repletos de EA´s sem respeitarem (por falta de informação,
julgo eu) a "DX Window" o segmento de CW o de MS, etc... Não me
interpretem mal, não quero dizer com isto, que não deva haver uma
abertura para todos, mas tem de ser uma  forma ponderada e organizada.

Em relação ao CW, amigo Paulo, posso dizer-lhe que não tendo uma ouvido
"musical" nem sendo um "génio" aprendi o Morse atráves do programa
"SuperMorse" em DOS, e apenas com 10-15 minutos por dia durante 2 meses.
A motivação foi o simples facto de poder usufruir das regalias da
categoria A e claro, entrar no mundo do Morse que sempre me fascinou.

73`s
Duarte - CT3HF