ARLA/CLUSTER : O Nº DE ELEMENTOS DE UMA YAGI por CT3FQ (vide Blog CT3TEAM)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2006 - 16:44:36 WEST


Quantos radioamadores comparam as suas antenas com as dos outros pelo nº de elementos? 
Muitos escolhem e compram uma antena porque apenas tem mais elementos do que a do colega. 
Quantos acreditam nos décibeis apresentados pelos fabricantes? 
Quantos de nós sabe a diferença entre dBi e o dBd? 
Quantos fabricantes de antenas utilizam esta subtileza dos dBs para vender os seus produtos? 

Lembro-me de ver um anuncio de uma antena vertical de VHF da Hustler que anunciava um ganho de 8 dBd relativamente a "Half Dipole".
 Fiquei pasmado: o que é o ganho duma antena sobre meio dipolo?

Se na publicidade das Yagis monobandas o nº de elementos versus o ganho é quase pacífico, é nas multibandas que os fabricantes utilizam todo o seu poder de marketing camuflado. O pormenor mais importante da venda das Yagis é o nº de elementos, e quase todos usam este truque porque sabem que isso impressiona o comprador. 

Em tempos tive uma Cushcraft X7. Para quem não sabe, a X7 é um misto de Yagi com log-periodica e tem um total de 7 elementos. O que a Cushcraft não diz é que, nº máximo, apenas 3 elementos funcionam e que os outros só estão ali para atrapalhar. A X7 é constituída por um reflector para cada banda, um array de dipolos log periódicos, e um director comum às três bandas, ou seja, no fundo é pior do qualquer antena monobanda de 3 elementos porque a distância ao director comum não está optimizada para todas as bandas. Não fiquemos desanimados porque a X7 continua a ser melhor que qualquer tribanda de três elementos, como a TH3 da Hy-gain, ou a sua irmã A3S.


Se colocarmos as medidas da X7 em qualquer programa de simulação - como o MMANA ou o EZNEC - verifica-se que o ganho real a 10 metros de altura (considerando o plano terra) não ultrapassa os 4dBd, muito longe dos 13dBi anunciados.

Este fabricante é mestre neste tipo de publicidade. De que serve comparar uma YAGI a um elemento isotrópico (dBi) ? Não seria mais honesto comparar com um dipolo colocado à mesma altura (dBd) ? Se repararmos os ganhos anunciados pela Cushcraft são sempre em dBi. Porquê? Porque simplesmente o nº em dBi é maior do que em dBd, e o comprador distraído pensa que tem mais ganho do que a concorrência e compra.


Comentário:
Colocado por   CT1FBF  9/11/2006 às 12:18  
 
Era bom que se começasse a " desmistificar ", como o colega fez, a diferença entre os dB´s comerciais e reais. 

Eu normalmente considero sempre metade do valor apresentado e mesmo assim é provavelmente ainda muito. Eu nem aplico o EZNEC para não ter um ataque cardíaco Partir do calculo do ganho utilizando o dBi como referencia é quase uma "desonestidade" intelectual e técnica, pois esse ponto no espaço só serve mesmo para cálculos no "universo etéreo" que só existe na imaginação dos matemáticos.

Se no caso das direccionais o caso é escandaloso no caso das verticais o caso ainda é muito mais grave, pois a maioria dos amadores nem sabe daquilo que se está a falar.

Parabéns pelo comentário.

João Costa
CT1FBF 




Mais informações acerca da lista CLUSTER