ARLA/CLUSTER: Nunca pensei assistir a isto !!!

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2006 - 22:39:26 WET

Olá a todos na lista!

Como o Colega Carlos Fonseca, reparou, e bem não é só neste
(prestigiado) concurso (Mundial) que os atropelos às recomendações da
IARU acontecem.
Não só se "violam" estas recomendações como também se utiliza todo o
espaço radioelectrico à disposição. É o mesmo que dizer que ninguém
(ou nada) está a salvo dos "concursistas". Nem mesmo a rede de Balizas
da IARU, que qualquer Amador do lado de lá do Atlântico dirá que são
uma ferramenta insdispensável, onde estou 100% de acordo, mas assim
que aparece um qualquer concurso, quais balizas quais carapuças... A
moralidade é só para quem a pratica.
Se verificarmos, com atenção também veremos que é muito raro o fim de
semana em que não há um concurso aqui no país vizinho, o que
possivelmente será um sinónimo da vitalidade do passatempo em Espanha,
mas que ás vezes se torna incomportável para aqueles que não sendo
adeptos da modalidade, querem passar um bom bocado a "serrar presunto"
(amena cavaqueira) ao microfone do seu equipamento.

Cá no rectângulo os concursos (que eu tenha conhecimento) não têem a
mesma adesão nem a mesma periodicidade do que em Espanha, estamos
sujeitos a uma de duas possibilidades:
- ou integramo-nos e concorremos
- ou passamos as tardes do fim de semana a tentar encontrar uns
miseros 2,3kHz para fazer um contacto com os amigos, isto se
estivermos a falar de fonia, porque se o modo for digital, então a
situação é (talvez) mais fácil.

Quero com isto dizer que "nem tanto ao mar, nem tanto a terra"
Um pouco mais de actividade de iniciativa nacional seria bem vinda,
enquanto que um ligeiro refreamento dos nossos vizinhos ibéricos seria
agradável.

Cabe aos dirigentes associativos e ás entidades promotoras de tais
concursos emitirem regulamentos que "punissem" os "infractores"
baseando-se para isso na análise dos registos dos concorrentes.
Sabendo quais as sub-faixas ou segmentos que estão atribuidos a uma
determinada modalidade, seria relativamente fácil, através de meios
informáticos, (que todos usamos hoje em dia) fazer a comparação entre
o registo e essas faixas. Quem estivesse "fora da cerca" perderia
pontos ou o contacto seria invalidado por exemplo.

As soluções existem, basta pô-las em prática.

Vale a pena pensar nisto!