ARLA/CLUSTER: Nunca pensei assistir a isto !!!

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Segunda-Feira, 30 de Outubro de 2006 - 21:21:38 WET

Prezados OM's

Ou eu já estou de facto muito desactualizado e peço-vos desculpas por esta
mensagem e muito humildemente vos rogo a vossa ajuda ou... isto ontem
atingiu os limites ( pelo menos os meus ).
Dia 29 de Outubro de 2006, resolvi testar uma novidade que adquiri na Feira
da Rádio da A.R.V.M. ao fim da tarde.
Ao sintonizar os 14.230 KHz para captar as emissões de televisão de
varrimento lento ( leia-se SSTV ), notei ( da pior forma possível ) que
estava um concurso " no ar ".
Digo da pior forma, porque o total alheamento às recomendações da I.A.R.U e
à praxis corrente e costumeira faziam aparecer em frequências destinadas a
outros fins estações emissoras em BLU ( leia-se SSB ).
Com bom escuta ( e ouvinte ) pesquisei melhor o espectro radioeléctrico e
apercebi-me que era em princípio o "CQ WW DX Contest - SSB", de facto um dos
mais conceituados concursos do Mundo.
Nas frequências destinadas ao uso de baixas potências, por exemplo, os
eventuais concorrentes de outro concurso, o "CQ WW SWL Challenge - SSB", não
tinham a mínima hipótese de se fazerem escutar, pois era de tal ordem a
sofreguidão dos " tubarões " que os KW deveriam " iluminar " a face escura
do nosso planeta como auroras boreais.
Cansado de tanto ser frustrado com exemplos de como não se deve estar no
Radioamadorismo à mistura com casos práticos de como não ser bem educado e
de como não cumprir preceitos e regras básicas de civismo, abandonei a faixa
dos 20 metros e fui jantar.
Ainda sem ter tido uma oportunidade de levar a efeito os meus ensaios tentei
ganhar coragem e ao fim de algum tempo decidi-me ao serão por procurar
outras frequências para evitar os malfadados 20 metros.
Levei algum tempo a decidir-me por ligar o equipamento mas a horas já mais
tardias a vontade de experimentar superou as amarguras.
Ocorreu-me então recorrer à escuta da faixa dos 40 metros, tentando evitar
dessa forma o DX, na esperança de encontrar menos empilhamentos ( leia-se
"pile-up's" ) do que nos 20 metros.
De facto há dias em que não devemos mesmo ligar o rádio, ( isto dito com o
maior respeito e apreço pelos colegas que se dedicam aos concursos e a este
em particular ).
Quando iniciei a minha busca com início nos 7.000 KHz eis que dou comigo a "
tropeçar " em estações em telefonia ( felizmente em BLU ) logo no início
desta faixa.
Seja feita justiça à minha ignorância, não encontro nem na nossa
ultrapassada legislação nacional nem nas recomendações da I.A.R.U.
justificação para o que se passou.
Quando resolvi tomar nota da ocorrência eis aqui alguns casos concretos como
exemplos ilustrativos, embora lá estivessem estado alguns mais, tanto abaixo
como acima destes limites entre os 7.000 e os 7.040 KHz :

7.010,5 KHz - V26B em BLI ( leia-se LSB )
7.016,0 KHz - IN3VVK em BLI ( leia-se LSB )
7.017,0 KHz - CT9L em BLI ( leia-se LSB )
7.020,0 KHz - 6W1YR em BLI ( leia-se LSB )
7.023,2 KHz - 4N6FZ em BLI ( leia-se LSB )
7.025,0 KHz - 5B/AJ2O em BLI ( leia-se LSB )
7.027,5 KHz - CT3YA em BLI ( leia-se LSB )

E assim sucessivamente...
Reparem que estamos bem representados com dois indicativos nacionais !
Como é que estas estações todas ( e mais as que não foram registadas )
podiam conviver harmoniosamente ?... Simplesmente porque estavam a contactar
sobretudo com estações da América do Norte e usavam para escuta frequências
acima dos 7.200 KHz ( não sei como é que podiam tirar o proveito disso no
meio da actividade normal de radiodifusão analógia em AM ).
Digam-me por especial favor; isto é normal ?
Estes senhores operadores podem de facto estar a emitir nestas frequências
em telefonia ?
Há alguma autorização especial para esse efeito ?
Para um ignorante nestes assuntos como eu, estes factos são para já ( e à
primeira vista ) inadmissíveis, pois quem queira trabalhar em telegrafia ou
em modos digitais, ( habitualmente consignados a essas frequências ), ontem
não podia. Como devem compreender, pela largura de banda utilizada pelas
estações de telefonia... pouco mais espaço havia para usar.

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********** ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com