ARLA/CLUSTER: A minha experiencia com fontes comutadas e lineares para radioamadores.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2006 - 16:33:11 WEST


Ora então tambem quero dar a minha experiencia ao tema em apreço.

Para HF / VHF e superiores conjuntamente recomendo quase que obrigatóriamente uma fonte linear, no entanto, reparei que normalmente e salvo raras excepções os ruidos nas fontes comutadas desenhas para radioamadores, em HF, são postos fora das nossas bandas e que existem equipamentos que são mais influenciados que outros. 

Exemplo: o meu FT-840 trabalha razoavelmente tanto alimentado por fontes lineares como por comutadas nos nossos segmentos de HF, ao contrario do IC-706 MKIIG que com comutadas, têm interferencias generalizadas em todo o lado.

Para VHF e superiores, até hoje, nunca tive problemas com fontes comutadas pois as possiveis harmonicas a chegarem já vem muito atenuadas.

Conclusão.
Para quem faça HF e queira escutar dos 15 Khz aos 3 GHz então eu diria OBRIGATÓRIAMENTE, que  uma boa fonte linear de 60A com um bom circuito estabilizador e imune á RF, vem resolver grande parte dos vossos problemas existenciais de alimentação, isto para o comum dos radioamadores, atenção aos lineares a transistores, uma fonte para cada um com o dobro dos amperes exigido, é o minimo . 

Para quem só queira fazer  VHF e superiores uma fonte comutada de 20A a pesar 900 gr serve perfeitamente para alimentar um dual-band de FM. Alias, tenho uma vinda de Espanha que me ficou por 60EUR já com portes incluidos e que faz de fonte de substituição quando não á outra disponivel.

Quanto ás fontes comutadas e reaproveitas vindas directamente de PC´s o melhor é mesmo esquecerem pois os resultados podem ser catrastroficos, leiam o Salomão e o Mourato.


                                   _\\|//_
                                   ( o o )
       ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                               73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa    
  *  QRA-Locator : IM58kq                 
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37      
  *  E-mail : See in www.qrz.com              
  *  In get Callsign " CT1FBF "    
  *  QSL Via: Bureau of PORTUGAL
  *  or Eqsl: www.eqsl.cc                    
  **************************************




Mais informações acerca da lista CLUSTER