ARLA/CLUSTER: A minha experiencia com fontes comutadas e lineares para radioamadores.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2006 - 17:59:36 WEST

Olá de novo!
Tinha-me esquecido de mais uns promenores.
Primeiro, as fontes dos PCs são muito boas para se lhe aproveitar a caixa e
o ventilador!..Experimentem esvaziar a caixa, deixando o ventilador, e
depois peguem nos parafusos e fechem-na!...Ponham-se a olhar para ela, que
vão começar logo a ter ideias do tipo: "aqui ficava bem era...."
Segundo promenor, é que talvez em 90% das fontes vão reparar que aquilo que
devia ser um filtro de rede, para cancelar a saida de ruido de comutação
para a rede electrica, e onde normalmente se liga o cabo de alimentação dos
220V, não passa de uma imitação de plástico e pelo lado de dentro não tem
qualquer filtro, mas sim e apenas por vezes 2 condensadores entre a fase e o
neutro e a terra, que na maioria dos casos é apenas o chassi. Apenas em
algumas fontes made in Europe encontrei esses filtros que são realmente
eficazes. Nas "made in China e arredores" esqueçam!...os filtros são
demasiado caros para se colocarem em todas as fontes!
É de salientar que todos os computadores que funcionarem perto dos radios
devem ter esse filtro, caso contrario podem provocar forte QRM nas QRGs mais
baixas. É por isso que o meu PC está noutra divisão da casa, e mesmo assim
ainda se farta de "morder" os 160m e os 80m.

73 de CT4RK