ARLA/CLUSTER: Util... ( Pinagem das Fontes ATX dos pc's !! )

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2006 - 15:06:30 WEST

Olá a todos
Como "latoeiro" que me prezo ser, é claro que tambem já andei de volta de
uma fonte dessas para fazer uma coisa pequena e com "power" pra ter de
reserva no shack. Os resultados foram os seguintes:
 tensão cai e em algumas desliga mesmo antes do valor assinalado.
a saida tem muitas harmónicas do oscilador de onda quadrada que excita o
transformador de tensão.
uma fonte dessas provoca fortes interferencias  nos 80m e abaixo.
o isolamento de 220V com a baixa tensão, por vezes tem ligações comuns, o
que é um perigo.
Ao contrario do que o Salomão diz, não encontrei transformadores toroidais
nessas fontes mas sim de quadro de ferrite que saturam mais facilmente
ainda, na presença de cargas fortes.
Uma fonte linear, com um toroide apesar de ter menos rendimento é muito mais
estavel e limpa que essas comutadas
Não produz ruido de comutação enquanto a switching, é um gerador de ruido
lembrem-se que uma fonte de 250 watts tem um emissor de ondas longas, em
onda quadrada, de 250 watts input a oscilar lá dentro.
Por isso é melhor fazer uma fonte convencional. No entanto vale pela
experiencia e o conhecimento adequiridos em testes, com essas fontes baratas
e facilimas de encontrar.

73 de CT4RK