ARLA/CLUSTER: Util... ( Pinagem das Fontes ATX dos pc's !! )

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2006 - 12:31:30 WEST

Olá a todos!

Recomenda-se muita prudencia na utilizaçao destas fontes.
Muitas delas sao de fraca construçao e podem falhar alguns componentes,
pondo em risco os equipamentos a ela ligados.
Com isto quero dizer que mesmo as de melhor qualidade, para P4, etc. tem
designs simples e nalguns casos se olharmos bem para dentro da fonte, faltam
componentes.
Outra coisa a ter em atençao é o factor de saturaçao dos  transsformadores
toroidais no interior das fontes, pois estes saturam com muita facilidade!
Há que verificar que a carga a que se refere a etiqueta na fonte é apenas a
titulo informativo, e a mesma (carga) é em continuo, O design destas fontes
nao é bom para cargas intermitentes, tais com um TX/RX de amador, que em
pico pode atingir valores muito mais elevados do que os anunciados.

Quanto á "paralelizaçao" ainda é preciso mais cuidado, pois é dificil que a
carga aplicada aos terminais da fonte seja dividida pelas duas, ou seja há
uma fonte que vai estar em maior "esforço".

O meu conselho é simples:
Se alterarem alguma destas fontes, nao corram riscos e liguem apenas
equipamentos com menos de metade da amperagem anunciada na fonte.

E sempre com muita prudencia!