ARLA/CLUSTER: DRM.

Carlos L.R. de A.Gonçalves carlos-relvas sapo.pt
Domingo, 26 de Novembro de 2006 - 16:29:54 WET

Caro Carlos Mourato:

Ah, mas eu já sabia que é um adepto da sensação que um rx a válvulas
proporciona, como tb. sei que se delicia c/ o modo AM - não tem até um
círculo de amadores que fazem questão em usar este modo?   Julgo não andar
longe da verdade.

Descreveu a DRM exactamente como eu penso: fria, "ali mesmo ou não é nada",
diria eu que se assemelha à sensação de captar um sinal de satélite digital
vs. analógico.

Não critico negativamente todas as experiências em DRM, bem pelo contrário,
o que eu e muitos outros criticamos negativamente e acima de tudo, e c/ a
qual já disse aqui no círculo que tb. concorda -  o uso da DRM dentro das
bandas.

Critico negativamente os fabricantes, ainda que o motivo (principal?) possa
ser o que agora explica, i.e. o consumo do módulo descodificador.    Bom,
mas se é assim, o que se torna manifestamente ingrato p/ os rxs portáteis,
qual a razão de não surgirem os rxs de mesa c/ DRM, ou os fabricantes dos
modelos existentes não proporcionarem adaptação fácil dos módulos a este 2º
grupo de aparelhos?    Estarão à espera "da última moda?"

O tal rx Morphy Richards (esta marca lembra-me sempre o ferro de engomar que
havia cá em casa...) que surge numa págª sugerida pela www.drm.org parece
assemelhar-se, exteriormente, claro, a uma torradeira: diga lá se não é.
Ele, e outros como ele, poderão ser bastante flexíveis quanto a modos e até
faixas, mas ficam muito aquém do que um rx de mesa de qualidade proporciona,
embora eu esteja quase ciente de que certos comandos (banda passante, filtro
de corte...) sejam supérfluos em DRM, ou não será?

P/ além da SANGEAN, que já conhecia, note que parece haver já outro, da
Etón, o E1, salvo erro, que até inclui recepção de satélite... mas mediante
assinatura do sço. que possibilita receber sinais de rádio.

Termino c/ uma questão, que julgo poderia ter sido satisfeita caso me
tivesse sido possível ir à Expedição DX da ARLA na Fonte da Telha ou à Feira
da Rádio da ARVM, e ela é: num rx compatível, c/ o modo DRM ligado, que tipo
de sinal se escuta ao sintonizar um sinal no modo AM.   Calculo que não o
mesmo "ruído de reactor" que se escuta ao receber um sinal DRM nos modos AM
ou BLU.

Pessoalmente, só enveredarei pela DRM quando e se puder utilizar os rxs de
mesa que tenho c/ modificiações susceptíveis de dispensar o uso do
computador, o que, por agora, é inviável.    Se mesmo isto que agora digo
for um erro crasso (logo me dirá), então contentar-me-ei c/ o que tenho, até
porque já se viu que o DX que pratico exclui as chamadas (agora é moda esta
designação patética) radiodifusoras internacionais, salvo raríssimas
excepções (já adivinhou, uma delas é a R.NZi).

Melhores 73.
Carlos Gonçalves.