Re: ARLA/CLUSTER: Ainda sobre estática

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 25 de Novembro de 2006 - 22:57:56 WET

Esqueci de referenciar uma coisa importante. É o facto de nem em todas as
chuvadas serem detectadas cargas estaticas nas goticulas.
No meu ver, e ainda não li muito sobre isso, deve-se ao facto de na
atmosfera existirem cargas electricas com grandes diferenças de potencial.
Isso explica os raios entre nuvens. Podem tb existir nuvens com cargas
negativas assim como "pedaços"de solo positivo em relação a nuvens. Desde
que uma gota de agua com uma determinada carga atravesse um meio com carga
contraria ou mesmo com a mesma polaridade, mas com um potencial electrico
muito inferiro ao da gota, esta perderá de imediato electróes em favor do
meio com potencial mais baixo. Tal perda de carga electrica, pelo efeito de
neutralização pode fazer com que a gota fique praticamente ao potencial
zero. Outro aspecto tem a ver com a humidade relativa do ar, pois sabe-se
que o atrito com o ar seco provoca muito mais carga estatica do que o ar
humido.

73 de CT4RK