Re: ARLA/CLUSTER: Ainda sobre estática

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 25 de Novembro de 2006 - 22:48:20 WET

Olá Miguel
As gotas de agua não funcionam como acumuladores. Ficam carregadas de
electricidade estatica pelo facto de encontrarem atrito com o ar na sua
trajectoria em direcção à terra. Tal como os aviões, ou mesmo os automoveis
quando vão em movimento. nunca apanhaste um choque num automóvel? A
quantidade de chuva só parece ter influencia na frequencia do ruido
provocado, pois chuva intensa parece provocar um silvo agudo. A intensidade
do ruido deve estar relacionada com o comprimento do precurso das goticulas.
Assim, quanto mais alto de der a condensação do vapor que provoca o
aparecimento da goticula, maior será o caminho percorrido pela mesma e mais
carga obterá. Pode ainda dar-se o caso dessas goticulas serem formadas acima
da zona da bigorna da nuvem, que é a zona "explosiva" em termos electricos,
e ao atravessarem essa zona ficam carregadas com um voltagem elevadissima,
pois na zona da bigorna existem  correntes de electrões tão violentas que
circulam em circuito fechado, subindo e descendo, acumulando cada vez mais
cargas no vapor de agua, até ao momento de rutura da regidez dielectrica do
ar, provocando o raio.

73 de CT4RK