ARLA/CLUSTER: Terras e "terras."

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 14 de Novembro de 2006 - 01:18:23 WET

Ahhh esqueci-me de referir as varetas de terra!
Salvo aquelas belissimas placas de cobre zincado que faziam antigamente as
belas terras das torres de suporte das linhas de HV (nessa altura havia uma
coisa que já não se ve hoje! Brio profissional) , Eu já assisti a montagens
profissionais de alto gabarito. Uma vez na Serra  D`Àire, como aquilo lá em
cima é só rocha calcária, os "técnicos" instaladores, (certamente até
certeficados pela ANACOM) não estiveram com muito trabalho para enterrar a
vara de terra. ...Simplesmente deitaram a vara no chão e colocaram-lhe uma
camada de pedras em cima!!!!....E isto é verdade...Não é só publicidade!.

Mas tambem vos digo que as faiscas é que escolhem onde cair. Uma vez na
Igreja lá da minha aldeia, uma ignorou pura e simplesmente o pára-raios e
mandou uma porrada no sino que até o mandou ao chão.  Acho que na terra
devem existir "manchas" mais ou menos carregadas, o que provoca diferenças
de potencial diversas entre a terra e as nuvens. Lembro-me que já este ano,
estava eu na casa de meus pais, lá na aldeia, e que a casa fica no fundo de
um vale e por cima a mais de 300m de altura passam 6 linhas de alta tensão
vindas da barragem de Belver. No entanto, estava eu sentadinho na varanda a
ver uma trovoada e então uma faisca enfiou-se por entre as linhas de alta
tensão, ignorou simplesmente o cimo do montes e caiu bem lá no fundo do
vale, num ribeiro. Lembram-se daquela moça que morreu carbonizada faz 2 anos
na praia do Guincho??? Pois é!, com a serra de Sintra mesmo ali ao lado, tão
alta, e com tanto lugar onde o raio podia ter saltado, logo teve a
infelicidade de ser ela o pára-raios, só porque estava no lugar errado à
hora errada.

73 de CT4RK

--
BPL/PLC ......No thanks!!!