ARLA/CLUSTER: Terras e "terras."

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 14 de Novembro de 2006 - 01:00:22 WET

Caros colegas
Estou 100% de acordo com o que diz o Carlos Gonçalves e o CT1FBF.
 Cá para mim, eu tenho em cima do predio uma pequena torre com antenas e não
um pára raios.. Por tal, a unica ligação à terra é o betão do predio, que
espero que seja bom isolador. Na entrada da janela coloquei um perfil em L
com 16 passadores coaxiais, do tipo PL e N. Aí chegam todos os cabos vindos
das antenas, e daí é que partem os cabos para os equipamentos. Inclusive o
cabo do rotor é interrompido aí! Caso eu "sonhe" que andam por aí descargas
atmosfericas, desligo tudo nos passadores coaxiais, junto à janela e todos
os cabos terminam aí. Apesar de que posso ficar com a parede toda
chamuscada, e com os cabos feitos num 8, sempre acho que os equipamentos
ficam mais protegidos. Mas aqui as trovoadas, como diz o Carlos Gonçalves,
não brincam em serviço. Quando se junta o ar frio e humido do Oceano, com o
quente e seco da planicie, e se começa tudo a enrolar aqui por cima da
costa, é de ter respeitinho.
Aqui no batente uma vez vi uma das antenas rotativas levar com umas quantas
descargas em cima
Era com cada tiro que abanava o edificio. Mas felizmente nada de anormal
aconteceu o emissor desligava e rearmava de novo. Para proteção, temos nas
antenas, o ponto de alimentação ligado à terra através de uma bobine de
elevada indutancia . Só que existe um problema que nem todos conhecem, e
julgam-se protegidos.
 É que uma descarga sobre um dos elementos da antena, provoca um violento
impulso nas linhas. Esse impulso é uma onda quadrada e como tal tem
harmónicas muito poderosas até frequencias muito elevadas. Então logo produz
uma forte corrente electromagnética nas linhas que pode ser muito perigosa e
que acima de certas frequencias "ignora" simplesmente os choques de terra.
Salva-nos o BALUN, que é uma estrutura completamente ligada à terra e de
banda estreita.
Para finalizar, e quando estiverem na presença de uma trovoada, desliguem
tudo e ...rezem!!!!...rezem muito!

73 de CT4RK