ARLA/CLUSTER: Seria EME?

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Domingo, 12 de Novembro de 2006 - 22:11:19 WET

Olá Mourato,

Não querendo de forma alguma contestar a hipótese por ti proposta e dada a
coincidência da lua se encontrar em posição tão evidente, a mim pareceu-me
mais uma invulgar conjunção de fenómenos de propagação.
Apenas estou um pouco céptico em relação à hipótese de EME pela dificuldade
de fazer contactos em SSB via lua nos 2 metros.
Mesmo em telegrafia são necessárias condições muito cuidadas e mesmo assim
os sinais não são facilmente perceptíveis, pelos menos habituados ( como
eu ).
EME em SSB nos 70 centímetros já é diferente. Ainda assim, do outro lado é
necessário estarem estações muito poderosas ( digo com potências com um ou
mais KW e umas 6 antenas enfasadas com pelo menos 4 metros de cumprimento
cada uma ).
Por alguma razão se conseguem de facto contactos com as nossas estações
menos equipadas mas... através das comunicações digitais hoje com as tuas
condições já se " brinca " um pouco nos " JT  " e companhia.
Era bom ter um retorno a este tópico por parte do nosso estimado colega Luis
Cupido. Sobre este assunto pois é a pessoa mais bem preparada que conheço
para nos tirar todas as dúvidas.
Entretanto se foi de facto EME poderia ter sido um dos seguintes contactos
caso a frequência fosse outra :

EA6VQ    144139.0 RV9UV       Tnx EME QSO -29 dB             2356 11 Nov
RK3WWF-@ 144123.0 EME         CQ EME 144123.0 WWF 1st 4X13el 2346 11 Nov
KE4WBO   144200.0 W4RCC/M     Conrad 52 el97>el96            2338 11 Nov
EA6VQ    144139.0 EA7DUD      Tnx EME QSO -23 dB             2338 11 Nov
PA5KM    144120.0 OK1UGA      JO80(EME>JO11  -18  tnx        2333 11 Nov
YV6ALX   145600.0 YV5SAT/6    YV VHF CONTEST GRID LOCTAOR: F 2322 11 Nov
EA6VQ    144139.0 RA0FCA      Tnx EME QSO -15 dB             2323 11 Nov
YV6ALX   145600.0 MHZ         YV5SAT/6 YV CONTEST GRID: FK70 2318 11 Nov
EA6VQ    144139.0 SM5CFS      Tnx EME QSO -22 dB             2315 11 Nov
DL4KG    144168.0 RN6BN       KN95LC (EME> JN48OU            2314 11 Nov
RN6BN    144168.0 DL4KG       TNX EME QSO, best -20 today    2310 11 Nov
RN6BN    144168.0 IZ0CVK      decode -26                     2308 11 Nov
PA3CWN   144045.0 IK3MAC      JN55SH(EME>JO33AH              2305 11 Nov
RN6BN    144168.0 DL9NBD      qrx pse                        2304 11 Nov
RA3AQ    144168.0 RN6BN       real S7. EME.                  2302 11 Nov
DL8EBW   144146.0 DL8EBW      JO31 CQ JT65B 2nd on EME       2301 11 Nov

Os contactos via EME acontecem no início da faixa dos 2 metros como podes
ver.
Se a antena estivesse a apontar entre 180º e 360º eu diria que tinhas tido
colegas Russos em /MM ao teu alcance, mas nos 45º...
Oxalá que alguém possa confirmar de facto o teu retorno lunar, seria
simplesmente sensacional.
Se fosse a ti tinha sempre à mão uma forma de gravar o que se recebe via
equipamento, pois já perdi a oportunidade de avaliar situações invulgares de
propagação por não ter feito uma gravação. Com o som em nosso poder podemos
usar meios de ir buscar à gravação aquilo que o nosso ouvido com a emoção
não captou no momento. Além disso com tanto emigrante de Leste ao nosso
alcance era fácil uma tradução sobre o comunicado escutado.
Actualmente tenho sempre o sistema de gravação em prontidão, nunca se sabe o
que pode escutar na frequência indicada no momento certo.

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********** ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com