ARLA/CLUSTER: Seria EME?

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 12 de Novembro de 2006 - 22:59:14 WET

Olá Miguel
Eu como dizia, não tenho a certeza de nada. A minha surpresa foi total e por
isso nem sequer me aventuro a afirmar seja o que for. Apenas coloquei a
hipotese. A Lua estava a cerca de 45 graus, mesmo de fronte à minha antena.
A transmissão que escutei durou menos de 7minutos. O tempo da lua estar
dentro do feixe. Ao rodar a antena para outra direcção perdia de imediato o
audio. Não era concurso, mas sim uma conversa entre 2 colegas. Pareceu-me um
teste, mas em russo não é possivel entender nada. Só escutava e muito mal
uma unica estação. escutei 2 vezes essa estação a conversar cerca de 2
minutos de cada vez. Os russos usam amplificadores que chegam a debitar 3 ou
mais Kw em 2 metros. As antenas são monstruosos arrays, como eu já vi um de
64 X 22 elementos. Rodava em cima de um complexo sistema de carris e ocupava
varias centenas de metros quadrados, enquanto usva centenas de
transformadores de impedancia e tambem varias centenas de acessorios
coaxias. Não me admiro que fosse uma "super" estação dessas a fazer algum
teste com outro colega  semi local, quando a Lua passou na vertical das
respectivas estações. Repara que para falares para Portugal via EME, tens
que colocar as antenas na vertical e esperar que a lua passe no feixe. De
outra forma é possivel mas mais dificil.
Na realidade tudo fica numa incognita. É mais um misterio que fica sem
resposta.
Aproveito para te informar que o repetidor de VHF da Arrábida ja se encontra
de novo operacional, pois durante a noite reparei o PA e hoje fui lá
instala-lo.
73 de CT4RK