ARLA/CLUSTER: Seria EME?

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 12 de Novembro de 2006 - 01:30:56 WET

Caros colegas
Hoje cerca das 23:00, antes de ir para o batente, fui dar uma volta pelo VHF
em SSB para ver se escutava por lá alguem. Ao passar pelos 144.300,
pareceu-me escutar alguem a modular. O sinal era demasiado fraco, com efeito
doopler, e não era em portugues que falavam. Logo "afiei" os ouvidos e
coloquei auscultadores, Com os filtros disponiveis no FT736R, tentei
clarificar ao máximo o sinal. Andei com a antena de um lado para o outro,
mas só escutava era mesmo por volta dos 45 graus. O meu espanto foi quando
me apercebi que falavam russo!!!. Claro que pensei logo que fosse algum
russo que estava em Portugal ou na Espanha. No entanto era estranho porque
dava a impressão que chamava outra estação. Não consegui entender nada do
que ele dizia como é lógico, e muito menos entender o indicativo. Apenas
escutava uma estação. Da outra que hipotéticamente o contestava, nem um
sinalinho por minimo que fosse. Não podia desviar a antena mais de que 2 ou
3 graus, porque perdia logo a estação. O sinal foi se dissolvendo no ruido
de fundo e cerca das 23:07 desliguei o radio. Levava na ideia o que teria
acontecido, ou onde estaria a estação que escutei em russo!!!. Ao sair de
casa olhei para a antena, como que a querer perguntar-lhe onde é que ela foi
descortinar aquela misteriosa emissão, e reparei numa coisa deveras
interessante...A lua elevava-se mesmo diante da antena. Ou seja, pelas 23:00
estaria mesmo no horizonte, e a minha antena apontadinha para ela!...A essa
hora, a lua estaria possivelmente na vertical da Russia. Seria possivel que
eu tivesse escutado alguma estação russa chamar via EME outro colega
russo??????. Apesar de não ter a certeza de tal facto, e porque sabemos que
na Russia existem estações a operar EME com a potencia que todos sabemos, e
com cada arraial de antenas, só acho essa a explicação para o que escutei. A
ser verdade foi o meu primeiro contacto auditivo, com um sinal refletido na
Lua!!
--
BPL/PLC ......No thanks!!!
Best 73 from: