ARLA/CLUSTER: Locais exóticos... pelo isolamento.

Carlos L.R. de A.Gonçalves carlos-relvas sapo.pt
Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 - 19:32:29 WET

Caro João Costa:

Agradeço-lhe os seus cumprimentos e deferência.   Pode bem ser que, um dia,
me resolva - tal como já lhe confidenciei - a obter a licença, mas creio que
nunca operarei nas bandas que sabe: VeUHF.    As conversas, os QSOs, terão
que ser nas decamétricas!

Sabe, ao escutar o sinal de ID da RSH, calculei de imediato o que, por cá,
se poderia imaginar.   P/ mim - e isto dir-lhe-á tudo -, a curiosidade pelo
tema musical prende-se ùnicamente pelo facto de ser o que é, o sinal da
RSHelena, não pela exultação.

Não conhecendo o regulamento actual aplicável às est. de amador, creia que
fiquei a conhecer uma versão muito mais antiga, de 1980, salvo erro, quando,
nessa altura, pretendi mesmo candidatar-me ao exame.   O de hoje não andará
muito longe desse.   Quanto aos temas vedados, creio que o senso comum se
sobrepõe, abstendo-se o amador de os tocar, por razões lógicas.    Não
serão, suponho, apenas os dois que apontou os únicos daquela categoria.

Mas, já agora, o sinal da RSHlena faz-me lembrar o que há aí perto de si,
junto ao Pragal... Já vai ver o que é.   O nome escolhido foi infeliz, e o
próprio tê-lo-á até repudiado, mas o baptismo planeado vingou, perdurando
até '74.   De qq. forma, tanto esse caso como outros nasceram c/ designações
que lhes deram, boas ou más, e não têm que ser alteradas, mormente se a
pretextos que se prestam a iludir gerações futuras, que é o que está a
acontencer.   Assim, a Pr. do Areeiro, aqui em Lxª será, p/ mim, isso mesmo.

Por agora, já concluíu que NUNCA me refiro ao que pensa por aquilo que só
foi adoptado devido às "felizes" circunstâncias."    Mesmo os que não
concordam, actualmente, só não repudiam esse novo nome por vergonha,
cobardia ou... porque parece mal.

De resto, os cidadãos mudam de nome a seu bel prazer?

O mesmo sucede c/ algumas estações.   Quanto se pretende esconder ou arredar
alguma ideia, busca-se outro nome: R.Pequim > R.China Intern., R.Moscovo >
Voz da Rússia, etc.    Felizmente, os casos são raros.

De estações a países ou, mais precisamente, a territórios algo mais
exóticos... p/ mais buscas sobre o que falámos, veja "Áreas Remotas sob
soberania de países europeus", no fim da págª
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_Tristão_da_Cunha#Geografia... isto é,
se não reparou na lista que aí surge.    Se é o caso, as m/ desculpas.

Se pesquisar em inglês, a info. sobre o tal arquipélago de Chagos, a que
pertence Diogo Garcia, vai ainda mais longe.

Em francês, uma pesquisa sobre os departamentos ultramarinos (olhe, mais um
nome quase maldito por cá, como se...) conduzi-lo-á a toda aquela lista de
possessões que a F ainda mantém, das Kerguélen à Ilha de S.Pedro e Miquelon,
junto à Terra Nova.

E, por falar dela, a RFO-R.France Outre Mer de S.Pierre, nos 1375 kHz 5 kW,
até fechar, há uns anitos, funcionava como um farol de propagação p/ o DX no
Atlântico Norte.   Infelizmente, a França tem uma est. nos 1377 que
provocava alguma QRM, mas dava p/ captar muito bem, mesmo ainda pelas 1900
HU.   Mais um local exótico que se finou p/ o DXista de radiodifusão - mas
não p/ os Colegas emissores, certamente!

Melhores 73.
Carlos Gonçalves.