ARLA/CLUSTER Repetidores Continentais de VHF e UHF e Noticias da Semana de 06 a 10/03/2006.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 10 de Março de 2006 - 16:37:12 WET


Prezados. 

Repetidores Continentais de VHF e UHF: 

  A tabela referenciada nas semanas anteriores e que se encontra  disponível no Grupo Yahoo  radiofarol_repetidores em: 
http://br.groups.yahoo.com/group/radiofarol_repetidores/files mediante  inscrição prévia nos Grupos Yahoo ou directamente para o Moderador  da Lista utilizando o e-mail : 
radiofarol_repetidores-subscribe  yahoogrupos.com.br 
já se encontra  ACTUALIZADA  ao dia 03/03/2006 com as ultimas informações recebidas nessa ocasião.

ARLA - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano.
O seu repetidor de VHF,  RV 56 na frequência de 145,700.00 MHz,  volta a estar com um receptor de 25 KHz de separação entre canais. Segundo o seu responsável técnico, Carlos Mourato-CT4RK, esta situação é provisória e deve-se ao facto da devolução do receptor de 12,5 KHz de espaçamento entre canais da LARS - Liga dos Amadores de Rádio de Sintra que tinha sido facultado para testes. Como se pode verificar, os testes foram coroados de êxito e imediatamente a direcção da  ARLA solicitou ao representante em Portugal do repetidor o fornecimento dos respectivos filtro, para a colocação no seu receptor. Infelizmente, os filtros solicitados atempadamente ainda não foram disponibilizados pelo representante, aguardando-se para muito breve esse facto. Segundo o colega Carlos Mourato-CT4RK, mal eles sejam recebidos imediatamente providenciará a sua colocação.
Entretanto, fica lançado o apelo, mais uma vez, a todos os utilizadores  do segmento dos repetidores que usem a função FM NARROW BAND ou a Narrow FM Capability Funcion, etc, automaticamente nos seus transceptores, ou limitem a sua emissão a  um desvio  máximo de +- 2,5 KHz. 

ARBA - Associação Radioamadores Beira Alta.
Vários colegas, principalmente da zona Norte e Sul de Portugal,  tem-nos enviado directamente algumas questões relacionadas com o funcionamento actual do repetidor RV 48 em 145,600.00 MHz localizado na Torre - Serra da Estrela. Informamos que directamente da ARBA não recebemos qualquer informação oficial sobre o assunto, reportando-nos somente  a uma informação escutada directamente a algumas semanas atrás, onde o colega Joaquim Jorge-CT1ASM informava que os repetidores de VHF, UHF e 1.200 MHz tinham sido recolocados noutro sitio na Torre estando a trabalhar provisoriamente com cabo coaxial normal prevendo para breve a sua substituição por cabo coaxial de baixas perdas. Efectivamente, constatamos que durante alguns dias não foi escutado o repetidor e que actualmente o seu sinal é bastante inferior ao escutado anteriormente, descontando o facto da propagação estar com índices muito baixos. Para mais informações, verifiquem a página da ARBA na Internet em http://www.ct1arb.com/ ou contactem a associação para o seu e-mail oficial em: geral  ct1arb.com 

REPETIDORES OPERACIONAIS.
Foi solicitado pelo colega Carlos Mourato - CT4RK na Lista radiofarol_repetidores, disponível nos Grupos Yahoo  que os responsáveis técnicos dos repetidores a nível nacional, utilizem mais este fórum previligiado de discussão;  como informem periodicamente quais os repetidores que estão operacionais e quais os que já cumprem com as normas dos 12,5KHz na emissão e recepção, com a finalidade de os utilizadores saberem quando usar o NFM. Imediatamente o colega Silvio Leiria - CT1BPT da ARR - Associação de Radioamadores do Ribatejo aproveitando a sugestão, informou as condições técnicas dos repetidores licenciados por esta associação que se encontravam nas seguintes condições no dia 06/03/2006 e que transcrevemos:
Repetidores licenciados pela A.R.R.

Os repetidores licenciados pela ARR encontram-se nas seguintes condições:

Repetidores de Montejunto
VHF - TX narrow (+-2,5Khz) e RX narrow (+-2,5Khz) OPERACIONAL
UHF - TX narrow (+-2,5Khz) e RX narrow (+-2,5Khz) OPERACIONAL

Repetidores de S. Mamede-Portalegre
VHF - TX narrow (+-2,5Khz) e RX (+-5Khz) OPERACIONAL
UHF - TX (+-5Khz) e RX (+-5Khz) OPERACIONAL

Repetidor UHF de Santarém
UHF - TX (+-5Khz) e RX (+-5Khz) OPERACIONAL

Repetidor UHF de Silveira-Tomar
UHF - TX (+-5Khz) e RX (+-5Khz) OPERACIONAL

Repetidor UHF da Serra de Ossa-Estremoz
UHF - TX narrow (+-2,5Khz) e RX narrow (+-2,5Khz) OPERACIONAL

Como imaginam, consideramos de IMPORTANCIA FUNDAMENTAL que TODOS os responsáveis técnicos compartilhem e comuniquem entre si e com os restantes utilizadores, estas informações, utilizando este canal de informação SUPRA ASSOCIATIVO acessível  aos que se quiserem inscrever. Relembramos que este  grupo de discussão destina-se a todos os radioamadores que de uma maneira civilizada queiram expor as suas ideias sobre a problemática dos repetidores portugueses funcionando acima de 29 MHz e em qualquer modo de emissão.


Informação técnica para todos os que se interessam por repetidores e não só.
Foi colocada na área de Arquivos da Lista radiofarol_repetidores em http://br.groups.yahoo.com/group/radiofarol_repetidores/files  pelo colega Silvio Leiria - CT1BPT na pasta "Documentação técnica" - Normas, procedimentos e cultura técnica geral, um ficheiro denominado ETSI EN 300 086-1.pdf onde se encontram as Normas Europeias ETSI que regulam o sistema de FM a utilizar tanto nos transceptores e repetidores de amador como nos profissionais. Artigo técnico em inglês  onde se definem entre outros, os parâmetros normativos das especificações para separação entre canais a 12,5; 20 e 25 KHz com desvios máximos correspondentes de +- 2,5; +- 4 e +- 5 Khz . Queremos realçar os contributos deste colega, não só para a referida lista, como a sua atitude para com as restantes solicitações na explicação da actual problemática dos repetidores em Portugal.

Planos de Bandas entre os 6 mts e os 23 cm " corrigido ". 
Como tinha sido prometido já se encontram corrigidos na área de Arquivos da Lista radiofarol_repetidores  em:
http://br.groups.yahoo.com/group/radiofarol_repetidores/files/ os Planos de Bandas a IARU-Região 1 entre os 50~1.300 MHz efectivos a
Janeiro de 2006 e que tentamos, eu e o Carlos Nora - CT1END traduzir do espanhol para a língua de Camões. De realçar mais uma vez o trabalho do colega Carlos Nora - CT1END que pacientemente rescreveu palavra a palavra todo o plano.

Estas informações só são possíveis de vos serem disponibilizadas  graças á preciosa ajuda de todos e nesta semana á a referenciar os 
colegas Carlos Mourato-CT4RK, Silvio Leiria - CT1BPT e Carlos Nora  - CT1END, continuando  nós a apelar para que  os dados que ainda não existem na  tabela de repetidores, ou  estão errados, sejam por  vós corrigidos dando-nos a  conhecer essas  alterações rapidamente e depois de devidamente  confirmadas. 

                           73 de: 
  *************************************** 
     CT1FBF / João Alberto Costa 
     QRA-Locator : IM58kq 
     CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37 
     E-mail : See in www.qrz.com 
     In Get Callsign " CT1FBF " 
     QSL Via: Bureau of PORTUGAL 
     or Eqsl: www.eqsl.cc 
  ***************************************




Mais informações acerca da lista CLUSTER