ARLA/CLUSTER Repetidores Continentais de VHF e UHF e Noticias da Semana de 27 a 03/03/2006

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 3 de Março de 2006 - 16:20:53 WET


Prezados. 

Repetidores Continentais de VHF e UHF: 

 A tabela referenciada em radiofarol_repetidores · Repetidores de comunicações de amador,   nas semanas anteriores e que se encontra  disponível no servidor dos Grupos Yahoo Brasil  em:
http://br.groups.yahoo.com/group/radiofarol_repetidores/files 

mediante  inscrição prévia nos Grupos Yahoo ou directamente para o Moderador  da Lista utilizando o e-mail : 
radiofarol_repetidores-subscribe  yahoogrupos.com.br
 
já se encontra  ACTUALIZADA e com as ultimas informações recebidas. 


Noticias da Semana.

ARR - Associação de Radioamadores do Ribatejo : 
Por informação disponibilizada  por esta associação através do colega Silvio Leiria-CT1BPT  o repetidor licenciado para a Serra d`Ossa já se encontra em funcionamento pleno desde o passado Domingo, dia 26 de Fevereiro de 2006.
Recordemos:
Canal - RU 716; Freq. de TX - 438,950 MHz; Tom - 67,0; Localização - Serra de Ossa  - Estremoz; Indicativo - CQ0USO;PAR(Potência Aparente  Radiada = Potência de RF do Andar Final - Percas no Cabo + Ganho da  Antena) 40W; Para a frequência de RX do repetidor utilizar um desvio  (Repeater Shifts) de -7,600 MHz.  Também de realçar que para a zona Sul de Portugal os seus repetidores da Serra de S. Mamede esta semana melhoraram bastante o seu sinal, tanto em VHF como especialmente em UHF.

CRC - Clube de Radioamadores de Cascais:
Segundo informações recebidas pela REP - Rede dos Emissores Portugueses através do seu Web-Master Carlos Nora-CT1END e que nos foram endereçadas, o colega Jorge Cardoso-CT1FHI informou que  o Repetidor de UHF desta Associação irá  brevemente ocupar o Canal RU698 na Frq. de TX - 438,725 MHz, perante esta informação actualizamos a nossa tabela.


" O repetidor está surdo " artigo do nosso colega Silvio Leiria-CT1BPT.
Chamo á atenção de todos, mais uma vez, para a leitura atenta  do artigo  " O repetidor está surdo " do nosso colega Silvio Leiria-CT1BPT e que se encontra disponível na área Arquivos da Lista radiofarol_repetidores · repetidores de comunicações de amador, em :
http://br.groups.yahoo.com/group/radiofarol_repetidores/files  
O referido artigo, escrito numa linguagem muito básica,  diz-nos o autor, quase infantil,  tenta explicar a nova problemática no acesso aos repetidores pelo ponto de vista dos utilizadores e as alterações necessárias a implementar nos equipamentos, principalmente, nos mais antigos. Este artigo teve por base um e-mail recebido pelo autor, que reportava a uma " séria deficiência " num repetidor da ARR - Associação de Radioamadores do Ribatejo recentemente reinstalado.


Planos de Bandas IARU - Região 1.
Considero desde á muito, como fundamental, que todo o radioamador, independentemente da sua categoria, ou os simples interessados pelas radiocomunicações em geral, conheçam em pormenor este documento basilar. Quanto a nós, este deveria estar presente e actualizado em qualquer lugar onde tive uma estação de radioamador e toda a legislação nacional deveria emanar dele. Desde á muito, que os interessados, o poderiam consultar em diferentes línguas, só que em português de Portugal, e ao que se saiba, ainda não estava traduzido, tendo por base a efectividade a 1 de Janeiro de 2006 para as Bandas dos 6 mts aos 23 cm..
Assim, em boa hora o nosso colega Carlos Nora-CT1END e depois de lhe ter sido lançado o desafio, decidiu avançar com uma tradução livre, do referido documento. Passado dois dias estava pronto o primeiro esboço, que como se compreende ainda necessita de uma serie de correcções, que esperamos brevemente estarão realizadas.
Não me canso de louvar esta iniciativa, que vem colmatar uma necessidade premente e fundamental que todo e qualquer radioamador necessita de CONHECER e principalmente RESPEITAR, independentemente do que lhe é, por vezes, mal indicado, na legislação nacional. 
Como devem saber, a IARU - International Amateur Radio Union, que foi fundada em Paris no ano de 1925,   é  o representante de todos os radioamadores para as 3  Regiões ITU-International Telecommunication Union.  A  IARU Região 1 - que basicamente abarca a Europa, África, Médio Oriente e Ásia Setentrional é  o porta voz dos radioamadores destas regiões na IARU que  por sua vez os representa  junto da ITU. A ITU,  é um organismo das Nações Unidas se superintende as telecomunicações a nível planetário. Assim, as recomendações desta entidade IARU e especificamente as da IARU-Região 1 onde se encontra Portugal,  são fundamentais para o bom funcionamento das telecomunicações ao nível radioamadoristico, não só regional como internacional. Entre outros sites, onde poderá encontrar o referido documento, em especial as recomendações dos 6 mts aos 23 cm, estão também presentes na área Arquivos da Lista radiofarol_repetidores · repetidores de comunicações de amador em http://br.groups.yahoo.com/group/radiofarol_repetidores/files  e que periodicamente será actualizado com as referidas correcções.


Estas informações só são possíveis de vos serem disponibilizadas  graças á preciosa ajuda de todos e nesta semana á a referenciar os  colegas Silvio Leiria - CT1BPT e Carlos Nora  - CT1END, continuando nós a apelar para que  os dados que ainda não existem na  tabela, ou estão errados, sejam por  vós corrigidos dando-nos a  conhecer essas alterações rapidamente e depois de devidamente  confirmadas. 


                           73 de: 
  *************************************** 
     CT1FBF / João Alberto Costa 
     QRA-Locator : IM58kq 
     CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37 
     E-mail : See in www.qrz.com 
     In Get Callsign " CT1FBF " 
     QSL Via: Bureau of PORTUGAL 
     or Eqsl: www.eqsl.cc 
  ***************************************


Mais informações acerca da lista CLUSTER