ARLA/CLUSTER : RE: Alerações regulamentação EA

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 23 de Junho de 2006 - 19:05:28 WEST


Prezados.

Basicamente o que está para sair em Portugal, virá muito nesta linha, penso eu de que.... muito embora este documento esteja mal traduzido. Mas a linha neoliberal manter-se-á na pratica, passando o Estado a dar aos privados excelentes oportunidades de negocio á custa dos radioamadores.

Sinceramente, era de toda a conveniência que as associações ponderassem a apresentação de uma contra proposta conjunta, pois existem coisas aqui bastante problemáticas e lesivas ao serem aplicadas. O presidente da ARAL já lançou o alerta, muito embora não tenha especificado. 

Exemplos:
"
- Os equipamentos usados comercializados antes de 20 de novembro de 2000 serão aceites se possuírem certificado de aprovação radioeléctrica. Caso contrário, o equipamento terá que passar por um laboratório certificado (comercial) que ateste estar de acordo com as especificações técnicas do regulamento.(basicamente, os equipamentos de construção caseira deixam de poder ser utilizados na pratica, caso o radioamador não tenha dinheiro para os certificar, atenção que o processo comercial de certificação não é nada barato e penso que poucos poderão fazer tal coisa na prática)
 
- As instalações do sistema irradiante (torres, cabos e antenas) devem ser feitas por um técnico de telecomunicações, excepto apenas as instalações simples, a critério das Prefeituras." (Um técnico de telecomunicações certificado não é nada barato e só serviria na pratica para pôr a assinatura a certificar a instalação. Uma excelente oportunidade de negocio para os privados e inclusive para as Câmaras Municipais(mais uma fonte de receita), muito parecida com o que se passa nas certificações de  instalações eléctricas actualmente e acreditem, muito pior do que se passa com as inspecções técnicas periódicas das viaturas )

"- Em casos de interferência determina-se que, se são imputadas pelo titular das instalações interferida, é ele quem deve resolver." (está mal traduzido, mas basicamente é o radioamador que têm de resolver totalmente as interferências á sua custa, mesmo quando a instalação interferida esteja a cair de podre; como na maioria das vezes acontece, para não falar de equipamentos(exemplo: pré - amplificadores) que nem para sucata servem. Alias, uma duvida existencial surge-me sempre nesta matéria, se os equipamentos de amador e instalações têm de ser certificadas, por que é que esse autentico LIXO que é vendido para recepção de TV  também não o deveria ser.....?! a maioria nem na lixeira pode ser depositado)

Bom Fim-de Semana de S. João e vão pensando nisto, antes que seja tarde. Quem vos avisa, vosso amigo é. Já agora tentem ler o original....muy bien.


                                   _\\|//_
                                   ( o o )
       ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                               73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa   
  *  QRA-Locator : IM58kq                
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37     
  *  E-mail : See in www.qrz.com             
  *  In get Callsign " CT1FBF "   
  *  QSL Via: Bureau of PORTUGAL
  *  or Eqsl: www.eqsl.cc                   
  ************************************** 
-----Original Message-----
From: ct1ehm [mailto:ct1ehm  netvisao.pt]
Sent: sexta-feira, 23 de Junho de 2006 9:26
To: Undisclosed-Recipient:@ctt.pt;
Subject: Alerações regulamentação EA



___________________________
Cumprimentos
de Figueiredo CT1EHM
Virus free by Norton SystemWorks
___________________________
"AFTER ALL, TOMORROW IS 
           ANOTHER DAY"
___________________________


Mais informações acerca da lista CLUSTER