RE: ARLA/CLUSTER : Comunicações digitais

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Quarta-Feira, 19 de Julho de 2006 - 22:06:42 WEST

Olá Pedro,

Agradeço-te muito esta importante informação.
Concordo 100%com a ideia do calendário.
Também me disponibilizo para te fornecer as frequências recomendadas pela
IARU relativas a cada faixa ( nomeadamente à dos 2 metros ) para todos os
modos digitais ( mesmo para aqueles mais habituais em HF ).

73's de CT1ETL - Miguel

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net]Em nome de Pedro Redondo
Enviada: quarta-feira, 19 de Julho de 2006 19:25
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: ARLA/CLUSTER : Comunicações digitais

Colegas,

  Na passada 6ª feira, somente marcaram presença o Jorge CT2JIB e eu CT2HZU.
Apesar de sermos só 2, tal permitiu que efectuasse-mos uns testes para
averiguar a razão pela qual o tone quer emissão quer de recepção viesse a
sofrer alterações durante os mesmos. O Jorge, pediu-me então que executasse
um utilitário que acompanha o software MixW e, que permite verificar a
estabilidade em ppm's da placa de som, em RX e TX. Acontece que, durante
mais ou menos 1 hora, estive a fazer o teste sem nunca conseguir que a mesma
estabilizasse. Pois bem, está encontrado o problema que me afecta quer em
recepção quer em emissão. É essencial que o desvio em ppm's seja o menor
possível, para que se consiga uma emissão e recepção sem desvios. A solução
para este caso é a aquisição de uma placa de som nova, pois esta para esta
função já deu o que tinha a dar. Mais... pela leitura da simples mensagem
que acompanha o modo digital Olivia é essencial que esse desvio se situe
abaixo dos 100 ppm, para
 que a transmissão tenha sucesso.

  Ainda não tive oportunidade, no entanto vou elaborar um calendário de
trabalhos, para que quem esteja interessado, possa de uma forma simples e
rápida, saber qual o modo ou modos que se vão "trabalhar" em determinada
data e frequência. Isto se todos os intervenientes concordarem, obviamente.

  Para terminar, tenho também a comunicar que na próxima 6ª feira, estarei
ausente, não podendo nesse sentido, participar em mais um encontro para
testes de modos digitais.

  73's
  CT2HZU - Pedro Redondo