ARLA/CLUSTER : Comunicações digitais

Pedro Redondo ct2hzu yahoo.com
Quarta-Feira, 19 de Julho de 2006 - 19:24:36 WEST

Colegas,

  Na passada 6ª feira, somente marcaram presença o Jorge CT2JIB e eu CT2HZU. Apesar de sermos só 2, tal permitiu que efectuasse-mos uns testes para averiguar a razão pela qual o tone quer emissão quer de recepção viesse a sofrer alterações durante os mesmos. O Jorge, pediu-me então que executasse um utilitário que acompanha o software MixW e, que permite verificar a estabilidade em ppm's da placa de som, em RX e TX. Acontece que, durante mais ou menos 1 hora, estive a fazer o teste sem nunca conseguir que a mesma estabilizasse. Pois bem, está encontrado o problema que me afecta quer em recepção quer em emissão. É essencial que o desvio em ppm's seja o menor possível, para que se consiga uma emissão e recepção sem desvios. A solução para este caso é a aquisição de uma placa de som nova, pois esta para esta função já deu o que tinha a dar. Mais... pela leitura da simples mensagem que acompanha o modo digital Olivia é essencial que esse desvio se situe abaixo dos 100 ppm, para
 que a transmissão tenha sucesso.

  Ainda não tive oportunidade, no entanto vou elaborar um calendário de trabalhos, para que quem esteja interessado, possa de uma forma simples e rápida, saber qual o modo ou modos que se vão "trabalhar" em determinada data e frequência. Isto se todos os intervenientes concordarem, obviamente.

  Para terminar, tenho também a comunicar que na próxima 6ª feira, estarei ausente, não podendo nesse sentido, participar em mais um encontro para testes de modos digitais.

  73's
  CT2HZU - Pedro Redondo