ARLA/CLUSTER : Propagação nos 2 metros e operação em AM

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Terça-Feira, 15 de Agosto de 2006 - 16:55:07 WEST

Prezados colegas,

Como tem sido hábito nestas listas cá estou a dar-vos testemunho das
emissões que merecem ser partilhadas convosco.
Dado que interrompi hoje as minhas férias e tenho a possibilidade de aceder
hoje à Internet, venho por este meio dar-vos a conhecer a marcante
experiência que tive ontem, dia 14 de Agosto em VHF e HF.
Depois de várias tentativas falhadas de contacto em 80 e 160 metros com o
João Costa ( CT1FBF ) em Coja, durante os últimos dias e nomeadamente na
semana passada, eis que recebo ontem uma chamada sua a informar-me sobre
boas condições de propagação na faixa dos 40 metros.
Depois de montar a estação contactei-o de novo para combinar a frequência.
Quando estava finalmente pronto a emitir, recebo por parte do João um pedido
de adiamento da " operação " por motivos imprevisíveis daqueles que em
férias são normais devido aos nossos compromissos sociais, ( tal como
acontecera comigo por várias vezes quando combinámos QSO em dias
anteriores ).
Para passar o tempo resolvi começar por fazer uma chamada geral no repetidor
de Aldeia dos Chãos ( CQ0VSTC ), e qual não é o meu espanto quando recebo a
grata surpresa de escutar o colega Paiva ( CT1HBC ) em Leça da Palmeira.
Este contacto durou pouco tempo mas era uma amostra das óptimas condições de
propagação na faixa dos 2 metros.
Outra agradável surpresa foi logo em seguida a presença do José Armindo (
CT2JFM ), ainda no mesmo repetidor, alertado pela actividade escutada no
rádio da viatura, ( deixado inadvertidamente ligado ).
A partir daqui a conversa começou a crescer ( como as cerejas ), já que não
nos falávamos desde a Sardinhada de S. João no Repetidor.
Enquanto o João « não dava à costa », juntou-se a nós a estação de
radiodifusão CT4RK, a qual viria a desempenhar um papel importantíssimo nos
testes que se seguiram.
Já com o João disponível, e operativo nos 40 metros resolvemos todos mudar
de frequência.
Contudo, dadas as intervenções de urgência efectuadas no repetidor de UHF da
Aldeia de Chãos dessa mesma tarde e porque no Estoril, ( onde me encontro
até hoje à noite ), as dificuldades para operar esta estação são da minha
parte muito evidentes, não me desloquei à nova frequência sem antes
acompanhar o Carlos Mourato a UHF para uns testes.
De início o sinal apresentava-se como de costume 5/0 com algum ruído. À
medida que o teste prosseguia ( e apesar de continuar a accionar mal o
repetidor ), notei por variadíssimas ocasiões incrementos do sinal que por
segundos atingiam picos de 6 !!!
Seria fenómeno passageiro do " tipo aeronave ", ou a MUF estaria ao redor
dos 440 MHz ?
Não houve tempo para colocar estas teorias em prática pois enquanto o José
Armindo abandonava a viatura e punha em marcha a estação de HF em casa, já o
Mourato colocava soberbos sinais em Coja e em Leça da Palmeira a partir de
Sines nos 2 metros em SSB.
Dado que apenas posso emitir para Sul a minha passagem pelo QS0 de Banda
Lateral Única na faixa de VHF ficou-se por breves minutos de contacto com
Sines, enquanto me reunia em 7,042.5 MHz ao José Armindo, ( já que o mesmo
não possui de momento SSB acima dos 60 MHz ).
De facto confirmei nessa altura as condições agradavelmente boas nos 40
metros.
Dadas as minhas parcas condições foi com alegria que me fiz escutar em
portátil ( utilizando apenas 50 W de potência ) nas estações que pouco a
pouco foram preenchendo a " rodinha " ( CT2JFM, CT4RK, CT1FBF/1 e CT1HBC ).
Por momentos até com muito agrado se reuniu a nós o Barros ( CT2HNV ),
apenas para me confirmar que eu estava a ser escutado em Vila Nova de Santo
André... que maravilha !!!
Mais vos comento que estava a trabalhar em condições precárias, utilizando
para o efeito os favores da incidência quase vertical.
Mas o que tem toda esta ladainha de especial ?
Até agora muito pouco dirão muitos de vós.
A pouco e pouco as estações que não estão de férias foram abandonando o
convívio e como é natural ficámos apenas reduzidos a dois... eu e o João
Costa.
Estávamos já na recta final a combinar as despedidas para AM a fim de eu
tirar a inocência nesta forma de modulação do sinal ao equipamento, quando
se escutam umas " boas noites ".
Era nada mais nada menos que o nosso colega Carlos ( CT2JBE ) que de
Quarteira com " apenas " 10 watts " « de pico » nos deixou impressionados.
E assim se prolongou por mais 30 minutos de boa comunicação o QSO,
terminando o agradável dia de rádio com um teste em Amplitude Modulada a 3.
O mais impressionante foi sem dúvida o facto de que em potência mínima a
estação do Carlos continuar a manter a soberba qualidade de emissão e sinal
a que nos habituara já em Banda Lateral Superior.
Nem a invasão da telegrafia e de vários modos digitais ali na " fronteira "
abaixo dos 7,040 MHz, nos impediram de usufruir de um final de noite em
beleza.
Eu diria que foi uma noite de platina, tendo para isso muito contribuído o
final em AM e os resultados obtidos.
E por falar em resultados... a acreditar nos elogios do João, já não tenho
mais complexos de usar o meu equipamento modernaço em QSO's de AM no âmbito
do GAP, pois ao que parece a qualidade não me vai envergonhar.
Nunca esperei tal resultado de um material concebido para outras formas de
modulação do sinal, no qual a inclusão de Amplitude Modulada é mais um "
extra " esquecido ( por causa da SSB ) do que outra coisa.
Haja antena lá no QTH e cá me tereis de tempos a tempos a disputar umas
horas bem passadas entre os " oldies " do tempo das válvulas...
Bom, confesso que continuo interessado numa dessas peças de museu, mas agora
posso ser mais « selectivo » e perguntar aqui à " patroa " se gosta da cor e
do aspecto exterior da dita relíquia, antes de abrir os « cordões à bolsa »
na melhor oportunidade.

73's de CT1ETL - Miguel