ARLA/CLUSTER: Re: ANATEL propõe o fim dos exames para radioamadores no Brasil e acesso gratuito à Classe C

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 14 de Setembro de 2020 - 09:25:27 WEST

ANATEL responde à LABRE

A ANATEL respondeu ao ofício enviado recentemente pela LABRE com
alguns questionamentos sobre o item 2.15 da Consulta Pública 65. Na
missiva, a LABRE manifestou grande preocupação com a proposta contida
neste item, pois em caso de seguir adiante, poderia gerar graves
consequências para o radioamadorismo brasileiro tanto no âmbito
nacional quanto no internacional.

Em 10/09, numa uma longa resposta enviada à LABRE também por meio de
ofício, a ANATEL esclarece, em suma, que o trecho onde é mencionada a
extinção das provas nesta tomada de subsídios foi tão somente um
exemplo abstrato, não consistindo, em nenhum momento, de tendência ou
escolha do que a ANATEL irá fazer. Veja:

“Qualquer alternativa que tenha sido colocada por esta Agência no
documento de tomada de subsídios tem, neste momento, caráter tão
somente exemplificativo e não representa a escolha do caminho a ser
seguido.”

Isto mostra que, no máximo, o texto apresentado foi apenas uma
tentativa, quiçá inadequada, de suscitar a reflexão e contribuição dos
interessados no tema, não sendo, como a própria ANATEL reconhece,
nenhuma indicação de algo a ser levado a efeito no futuro.

Além deste ponto específico, a ANATEL acrescentou:

“Com relação aos aspectos de mérito apresentados na correspondência em
análise, estas serão analisadas e consideradas pela equipe técnica
desta Agência na finalização do relatório de Análise de Impacto
Regulatório e da respectiva proposta regulamentar, se houver.”

Desta forma, a LABRE informa que está satisfeita com relação aos
questionamentos oferecidos à ANATEL e que continuará colaborando
ativamente com a Agência no sentido de auxiliá-la a modernizar o
arcabouço regulatório que rege o radioamadorismo brasileiro, e em
especial, a revisão da Resolução 449/2006, tema que consta do item 46
da Agenda Regulatória da Anatel para o biênio 2019-2020 e que irá
ensejar processo específico num futuro próximo.

Para ler a íntegra da resposta da ANATEL à LABRE, clique aqui:
https://sei.anatel.gov.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?eEP-wqk1skrd8hSlk5Z3rN4EVg9uLJqrLYJw_9INcO48-9jE_QZd_i11g51h9-0CgYSvPGIF98e7RI-lo4jT7409GOuhZZCyWNYOImf2AVOMloIocX53vw-t-zubdZrq

Versão para impressão, PDF e e-mail

João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com> escreveu no dia segunda,
7/09/2020 à(s) 10:38: