ARLA/CLUSTER: Wifi4EU: Internet gratuita em locais públicos em mais 277 municípios portugueses

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 15 de Julho de 2020 - 11:47:20 WEST

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou hoje que 277
municípios portugueses conseguiram apoios da Comissão Europeia para a
instalação de “wi-fi†em locais públicos, ou seja, “cerca de 90 por dos
municípiosâ€. Aguiar da Beira e Guarda estão entre os concelhos que segundo
a Anacom conseguiram, na quarta e última convocatória da iniciativa
Wifi4EU, “vouchersâ€â€ para instalar a nova tecnologia. Fornos de Algodres
foi excluído por já ter sido seleccionadas em convocatórias anteriores. Na
restante lista estão Carrazeda de Ansiães, Fronteira, Monchique, Odemira,
Olhão, Ponte de Sôr, Póvoa do Varzim, Rio Maior, Sever do Vouga e Tabuaço.
Assim, «elevam-se a 277 os municípios portugueses que conseguiram apoios da
Comissão Europeia para a instalação de “wi-fi†em locais públicos, cerca de
90% dos municípios portugueses», adianta o órgão regulador.

Actualmente existem 12 municípios em Portugal com redes de acesso WiFi4EU
operacionais. Estes 12 são Albufeira, Almodôvar, Carregal do Sal, Castelo
de Vide, Funchal, Miranda do Corvo, Mogadouro, Moura, Paços de Ferreira,
São João da Madeira, Serpa e Vila Franca de Xira. A iniciativa WiFi4EU tem
como objectivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a
residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade
local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos,
contribuindo para a redução da exclusão digital, especialmente em
comunidades de áreas rurais e locais remotos e o aumento do acesso aos
serviços públicos “online†que melhoram a qualidade de vida nas comunidades
locais, explica a Anacom.