ARLA/CLUSTER: Fwd: Repetidor analogico Serra Arrabida

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Domingo, 12 de Julho de 2020 - 13:22:09 WEST

---------- Forwarded message ---------
De: Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
Date: domingo, 12/07/2020, 00:32
Subject: Re: Repetidor analogico Serra Arrabida
To: João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com>
Cc: Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano <cs5arla  gmail.com>

Caro colega José
Agradecemos a sua preocupação com o repetidor da Arrabida, mas como
responsavel tecnico pelos repetidores da ARLA, permita-me o seguintes
esclarecimentos.
O repetidor da Arrabida não vai de mal a pior, porque até é dos repetidores
que melhor funciona a nivel Nacional. Experimente por exemplo o de Foia,
que até está mais perto e veja a diferença! O facto de por vezes ter ruido,
prende-se com diversas situações e nenhuma delas pode ser considerada
avaria! Uma é a presença de interferências, alheias à ARLA, na maioria das
vezes provenientes da linha de 6Kv que alimenta a zona. Outra causa embora
menos comum,  prende-se com o ligeiro desajuste do filtro duplexer devido
às temperaturas que chegam aos 40°C nas instalações onde estão instalados
os repetidores. E por fim, acredite que nao é facil manter os repetidores
sempre nas melhores condições, quando as antenas estão a escassos 5 e 10m
de antenas a radiar 8kw em frequencias ligeiramente mais abaixo. Acabei de
reparar o repetidor de UHF e de D-STAR da Arrabida que irão muito em breve
voltar a funcionar, e se notar que o de VHF tem alguma anomalia que seja
provocada por mau funcionamento, serei o primeiro a preocupar-me com isso,
porque monitorizo o sistema. Falta de manutenção não é, apesar de nao ser
feita tantas vezes quanto desejamos, até porque as instalações onde se
encontram os 4 repetidores da ARLA na Arrabida, são da Rádio Renascença,
pelo que nao podemos fazer o que queremos e desejaria-mos.
Com os melhores cumprimentos
Carlos Mourato

A sábado, 11/07/2020, 15:03, João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com>