ARLA/CLUSTER: Fio de Antena - onde comprar

CT2FZI IM58kr ct2fzi gmail.com
Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019 - 18:04:36 WEST

Boa tarde novamente,

Queria agradecer a resposta de todos, pois todos os inputs são válidos e
este forum é valioso (e funciona) por causa disso mesmo, razão pela qual eu
recorri ao mesmo.

Queria no entanto poder responder a algumas mensagens:

O requisito de comprar em Portugal é importante (rapidez no acesso, não
pagar portes). Usei o fio da DX Wire como referencia, mas certamente que
haverá similares.

Já construí dezenas de antenas diferentes de "fio", com cabos de cobre,
aço, inox, materiais como cabo de estendal de roupa a venda nas grandes
superfícies de bricolage, sobras de construção civil, etc. Umas tiveram
mais sucesso do que outras.

Com certeza, uma antena é melhor do que nenhuma. Mas se eu tenho um
requisito especifico, será para uma aplicação que estou a projectar. Se
fosse para uma instalação temporária tipo Jamboree no Ar e para um dipolo
"bigodes de gato" qualquer coisa servia.

Por isso, queiram por favor considerar o meu pedido de onde comprar
_material especifico_ como tendo sido algo equacionado tecnicamente e não
um capricho. Isso também quererá dizer que não assumem que eu não sei
porque é que estou à procura de algo especifico ;)

"Faço esta e aquela entidade DX com 599+" nada diz. Em que dia, horas, em
que frequência, que equipamento havia do outro lado, com que potencia...

Valorizo tanto ou mais um contacto QRP no topo de uma montanha com 5W e uma
antena modesta e construída pelo próprio. Mesmo que seja de poucos Km.

Por fim, quero construir esta antena para ocupar as bandas, mas o processo
de construção e tudo o que isso implica (a investigação, a explicação
técnica, a escolha dos materiais adequados, a tentativa e erro) faz parte
do Radioamadorismo, o "faca-você-mesmo-e-aprenda-no-processo". Não deveria
ser desvalorizado.

Obrigado,

Luís CT2FZI